Há 32 anos na França, colunista da 94FM apresenta obras literárias em Dourados
Jornalista, autora e pesquisadora, Mazé Torquato Chotil retrata em livros algumas das memórias de infância, quando morou na Colônia Agrícola Nacional de Dourados, a Cand
Autora da "Coluna Entre Nós", publicada às sextas-feiras pela 94FM, a jornalista e escritora Mazé Torquato Chotil, que reside há 32 anos em Paris, estará no Brasil para o lançamento de “Lembranças da vila”, um de seus livros que retratam as memórias de quando morou, durante a infância, na região da Cand (Colônia Agrícola Nacional de Dourados).
Mazé estará em Dourados nos próximos dias 28 e 29 de abril, onde participa do Festival Literário Internacional de Dourados – FLID. Neste evento, a autora também dividirá a Mesa Redonda com o escritor e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique Alberto de Medeiros Filho, com os temas: "Paris e as lembranças e histórias de colonizadores da CAND” e “Metrópole, poesia e o viver”.
Nascida em Glória de Dourados, Mazé é autora, jornalista, pesquisadora, doutora em ciências da informação e da comunicação pela Universidade de Paris VIII e pós-doutora pela EHESS. No dia 30 ela vai expor sua literatura em Angélica, durante evento na Câmara de Vereadores do município.
No dia 1º de maio, ela vai até Glória de Dourados, onde fará apresentação juntamente com Antônio Doarte de seu livro "Historias sem fim". No dia 2, em Campo Grande, os convidados serão recebidos na Livraria Le Parole para o lançamento de seu livro na capital sul-mato-grossense. Logo depois, dia 6, a autora seguirá para Osasco-SP, lançando “Lembranças da vila” na Biblioteca Monteiro Lobato. O cronograma será encerrado em São Paulo, no dia 7, na Alternativa Casa do Natural.
Em Paris desde 1985, onde se casou com o poeta e compositor francês Bernard Chotil, Mazé é a apresentadora do Encontro literário do Instituto Alter’brasilis. Realizou, em 7 de dezembro de 2016, na Embaixada do Brasil na França, com a participação do poeta Henrique Alberto de Medeiros Filho, “Autre Brésil: Mato Grosso do Sul”, com o objetivo de divulgar a cultura sul-mato-grossense. Participa regularmente do Salão do Livro de Paris.
Em “Lembranças da vila” (Editora Letra Livre, 217, 80 pgs) terceiro livro da série “sul-mato-grossenses” de Mazé Torquato Chotil, escrito após “Lembranças do sítio” e “Minha aventura na colonização do Oeste”, a autora apresenta "um conjunto de histórias contadas por uma criança que descobre o vilarejo para onde foi morar a família, o novo paraíso da menina que em tempo de escola vai descobrir mundos como o espetáculo de circo, o homem da cobra, o doido, os contadores de história no espaço bar do comércio do pai... Histórias baseadas em fatos reais na região da CAND – Colônia Agrícola de Dourados, mas literatura pura".
Leitores da 94FM acompanham regularmente, todas as sextas-feiras, textos enviados diretamente de Paris por Mazé. Nas publicações da "Coluna Entre Nós", além de trechos dos livros que já publicou, ela também fala sobre a imagem do Brasil retratada pela mídia internacional e questões que merecem reflexão da sociedade, seja em seu país de origem ou por todo o mundo.