Exportações crescem 7% até outubro e embarques somam US$ 86,4 bilhões
As exportações do agronegócio brasileiro de janeiro a outubro deste ano somaram US$ 86,42 bilhões, valor que representa um crescimento de 6,9% em relação aos US$ 80,88 bilhões obtidos no mesmo período do ano anterior, informou nesta segunda-feira (11) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com o balanço do órgão, as importações totalizaram US$ 14,29 bilhões e o saldo da balança comercial foi de US$ 72,13 bilhões.
Segundo o Mapa, os produtos de origem vegetal foram os que mais contribuíram para o crescimento de US$ 5,54 bilhões nas exportações no acumulado. O principal setor, em termos de valor exportado foi o complexo soja, com US$ 29,19 bilhões, isto é, 18,4% superior à cifra alcançada em 2012. As carnes apresentaram o segundo melhor resultado em vendas, alcançando US$ 13,96 bilhões, enquanto o sucroalcooleiro foi o terceiro, com US$ 11,64 bilhões, informou o ministério.
Entre os blocos econômicos e regiões demográficas, a Ásia foi o principal destino das exportações brasileiras do agronegócio no acumulado até outubro. As vendas somaram US$ 36,51 bilhões, ou seja, 42,2% do total exportado pelo Brasil para o mundo no período. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve crescimento de 21,3%.
Resultados do mês
Em outubro deste ano, as exportações do agronegócio atingiram a cifra de US$ 8,42 bilhões. As importações obtiveram elevação de 2,5%, totalizando US$ 1,62 bilhão, resultado que proporcionou um saldo de US$ 6,80 na balança comercial do agronegócio, indicou ainda o Mapa em seu balanço.
O setor de carnes registrou US$ 1,57 bilhão, maior valor em exportações. Logo em seguida, aparece o complexo soja com US$ 1,56 bilhão.
Quanto às exportações por blocos econômicos, as vendas aumentaram em 15,1% para os países da Aladi (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Cuba e Panamá). No entanto, houve queda no comércio com o Mercosul (3,2%); a União Europeia (5,2%); e a Ásia (9,1%).
Mais uma vez, a China foi o destaque entre os países de destino. As vendas para o país asiático subiram 23,9% em outubro de 2013, possibilitando um aumento da participação do país de 11,6%, em outubro de 2012, para 16,5% em outubro de 2013.