Dourados tem média de 6 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes por mês
Porém, o número pode ser maior, porque muitas vezes, a vergonha de admitir um caso em família também ajuda a mascarar as estatísticas.
Levantamento solicitado pela reportagem da 94FM ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) revela que em 2018, Dourados registrou 32 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Média de seis casos por mês. Porém, o número pode ser maior, porque muitas vezes, a vergonha de admitir um caso em família também ajuda a mascarar as estatísticas. Desse total, segundo informou o Creas, há casos que as vítimas já estão sendo atendidas e acompanhadas pelas equipes e outras ainda estão aguardando atendimento. No ano passado, foram 113 casos registrados na cidade.
Denúncias
O Creas ressalta que em casos de violência ou abuso contra criança e adolescente, de qualquer forma, não apenas nos casos de violência sexual, sempre deve ser denunciado para que os órgãos competentes tomem providências. O ideal é que o primeiro órgão a ser acionado seja o próprio Conselho Tutelar, que fará as averiguações e os primeiros atendimentos, acionando em seguida a rede de proteção, sendo o Creas parte desta rede. As denúncias também podem ser realizadas diretamente nas delegacias, Creas, Cras e diretamente pelo Disque 100 ou Disque Direitos Humanos e aplicativo Proteja Brasil.
“É de extrema importância que seja feita a denúncia, para a responsabilização do agressor, para que a situação de violência cesse e para proteger outras crianças e adolescentes. Cabe ressaltar que a denúncia pode ser realizada de forma anônima e gratuita”, disse a Coordenadora do Creas Laíza Piva Mazaro.
Palestras
Neste mês o Creas realizará 15 palestras em parceria com os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município para informar e orientar crianças e adolescentes, suas famílias e a população em geral sobre o tema e a importância da proteção sobre os abusos.
O que é o Creas
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública estatal de abrangência municipal que tem como papel constituir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a Famílias e Indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.