Dourados ganha destaque nacional por causa de arco-íris duplo

  • Redação
Dourados ganha destaque nacional por causa de arco-íris duplo

Reportagem publicada na quarta-feira (13) pelo portal Terra dá destaque para Dourados. O motivo é uma beleza natural que surgiu no céu e chamou a atenção dos moradores da cidade no final da tarde de terça-feira (12). Um arco-íris duplo, de cores fortes e marcantes, teve diversas fotos compartilhadas por internautas, mas o registo feito por Alexandre Felipe chegou até o Climatempo, site especializado em meteorologia.

Sob o título “O fantástico arco-íris duplo de Dourados (MS)”, a reportagem do Terra esclarece curiosidades sobre o fenômeno e destaca que o ocorrido na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul é um tanto quanto especial.

“Um só arco-íris ocorre com frequência. Mas um arco-íris duplo e com as cores tão fortes como o que foi visto em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, não ocorre a toda hora. O arco-íris de Dourados foi realmente especialmente!”, ressalta a publicação, acrescentando que “Alexandre Felipe estava lá para clicar esta maravilha e compartilhou com a Climatempo”.

Didaticamente, a reportagem também explica como o fenômeno acontece. “Precisamos da luz do sol, da chuva e de estarmos no lugar certo e na hora certa. O arco-íris que vemos em alguns dias com chuva se forma só começo da manhã ou no fim da tarde porque são nestes horários que os raios de sol que entram na atmosfera atingem as gotas de chuva no ângulo certo”.

Conforme a publicação, “para vermos o arco-íris precisamos estar entre o sol (nas costas) e um horizonte com chuva (na frente)”.

“A luz do sol que bate nas gotas de chuva é refratada ao encontrar a superfície da gota de chuva e dentro dela será refletida várias vezes. Alguns destes raios saem de dentro das gotas em ângulos entre 40º e 42º. A gota de chuva funciona como um prisma que separa a luz branca do sol em suas diversas cores. Cada ângulo diferente entre 40º e 42º  corresponde a uma cor. Vemos as diversas cores porque nossos olhos estão recebendo a luz que saiu das gotas de chuva exatamente entre estes ângulos. Se você mudar de lugar talvez não veja mais todas as cores, porque a luz que sai das gotas estará chegando aos seus olhos de outra forma, em outro ângulo”, informa o Terra.

No caso registrado em Dourados, o que pôde ser visto foi um arco-íris duplo, ainda mais raro. “Em algumas situações especiais podem se formar dois arco-íris. O segundo, mais distante e mais fraco, tem as cores invertidas em relação ao primeiro, mais forte. Mas nem sempre dá para perceber com nitidez os dois arco-íris. Muitas vezes o segundo está muito fraco”.

“Quando um arco-íris tem as cores fortes, bastante visíveis, a chance de termos um segundo arco-íris é maior. Tecnicamente podemos ter vários arco-íris, mas as cores vão ficando tão fracas que nossos olhos já não percebem mais”, exemplifica. “Quando um arco-íris duplo ocorre, o mais forte, mais próximo de nós, é chamado de arco-íris primário ou principal. O segundo arco-íris, com as cores mais fracas e mais distante de nós, atrás do principal, é chamado de arco-íris secundário”.

Foto: Climatempo

 

Também de acordo com a publicação, os chuvosos dias do Verão aumentam a chance de interação entre a luz do sol e as gotas de chuva e a possibilidade de vermos o arco-íris.

“O Estado de Mato Grosso do Sul vai continuar tendo pancadas de chuvas frequentes pelo menos até o domingo e até lá pode chover forte. Mas também vão ocorrer períodos com sol e talvez outros arco-íris tão bonitos como o de dourados se formem”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.