Descaso e desrespeito irritam usuários na Central de Atendimento do Cartão SUS; veja vídeo
O caos na saúde pública de Dourados tem rendido muito que falar. O alvo de reclamações agora é em relação à emissão do Cartão SUS. A 94 FM Dourados recebeu diversas denúncias por parte dos usuários informando que estão deixando de receber atendimento quando chegam à Central de Atendimento do Cartão SUS, localizada à Rua Ciro Melo, nº 2.733. É neste local que muita gente tem ido e encontrado problemas, que vão da distribuição de senhas ao descaso e humilhação que sofrem por parte dos funcionários.
No local, a espera é longa e incômoda, as pessoas permanecem por horas em pé ou sentadas no chão, pois não há número de cadeiras suficientes para atender a demanda. Além disso, segundo informação dos usuários, as 80 fichas anunciadas para o período da manhã não são distribuídas. A situação é ainda pior para quem chega de localidades mais distantes, como a zona rural.
“Eles dizem que são 80 fichas, mas não foram entregues mais do que 30. Estou aqui desde as 04:30h e não consegui a senha. Me mandaram esperar para pegar a senha a partir das 13h”, disse Daiane Vitória, 22 anos, que comentou ainda sobre a situação dos demais. A Central encerra o atendimento às 11h e só reabre às13h.
“Estou grávida e não tenho nenhum tipo de atendimento preferencial. É assim comigo, com os idosos e mães com crianças de colo”, explicou Daiane. Mizael Nogueira dos Santos, 68 anos, cardíaco de risco, confirmou e falou ainda que sofreu humilhação de um funcionário da Central. “Cheguei as 05h e tive que esperar como todo mundo. Isso é contra Lei, pois além de idoso, não posso esperar muito tempo por causa do meu problema no coração. Fui explicar isso e um moço foi muito grosso comigo”, denunciou.
Elena Fernandes, professora de educação infantil, trouxe seus trabalhos da escola para fazer sentada na fila, pois chegou as 04h e só pegaria a senha também as 13h. “É infração se ofendermos um funcionário público, mas eles podem nos tratar dessa maneira? Eles podem gritar com a gente? Vi o senhorzinho [sic] ser humilhado hoje e ninguém pode fazer nada”, relatou.
De acordo com a Lei 10048, de 08 de novembro de 2000, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário pelas repartições públicas. As empresas concessionárias de serviços públicos estão obrigadas a dispensar atendimento prioritário, por meio de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e atendimento imediato a estas pessoas.
Para José Edeval, é um absurdo a desorganização do local. “Pagamos nossos impostos, cumprimos nossas obrigações e somos desrespeitados dessa maneira. Falta competência, falta prefeito, falta moralidade aqui. Somos tratados como animal”, falou indignado.
Até o momento final desta reportagem, a 94 FM Dourados não obteve nenhum esclarecimento por parte da Prefeitura Municipal de Dourados.
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