Cinco pessoas condenadas a chibatadas no Irã por comer em público durante o Ramadã
Cinco pessoas receberam chibatadas na cidade iraniana de Kermanshah (oeste) como punição por terem comido em público durante o Ramadã, indicou a agência oficial Irna.
"Há alguns dias, cinco pessoas que se negaram a ouvir as advertências dos agentes (da polícia) comendo em público intencionalmente e violando a lei receberam chibatadas em público", declarou Ali Mozafari, chefe da justiça da província de Kermanshah, citado pela Irna.
As autoridades iranianas advertem todos os anos a população para que respeite rigorosamente o Ramadã, durante o qual é proibido comer e beber em público.
Mas apesar destas advertências, cada vez é mais frequente ver pessoas comendo, bebendo ou fumando, especialmente neste ano, com dias muito longos e quentes.
Segundo a tradição, foi neste mês sagrado que o Alcorão foi revelado ao profeta Maomé. Durante este período os muçulmanos não devem beber, comer, fumar ou ter relações sexuais entre o nascer e o pôr-do-sol.
O Ramadã forma parte dos cinco pilares da religião muçulmana, junto à profissão da fé, a oração, a esmola, o jejum e a peregrinação a Meca.