Cachorros cooperam para ter recompensas assim como os lobos, diz estudo

Os cachorros, assim como os lobos, são capazes de cooperar quando buscam uma recompensa, capacidade presente em um ancestral em comum e que não se perdeu ao longo do processo de domesticação. A contatação é de um estudo divulgado na segunda-feira, 6, pelo Journal of Comparative Psychology.
Acredita-se que o processo de domesticação dos cachorros começou há 30 mil ou 40 mil anos, quando alguns lobos se habituaram à presença humana. Com o tempo, os cães passaram por muitas mudanças que os diferenciaram dos pares selvagens.
Para esse estudo, pesquisadores do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana, na Alemanha, testaram a capacidade de cães e lobos se coordenarem com um parceiro da mesma espécie para obter uma recompensa. Eles descobriram que ambos concluíram a tarefa igualmente bem.
Essa descoberta sugere que a capacidade estava presente antes da domesticação dos cachorros, em um antepassado comum com os lobos. Os cientistas sustentam que, uma vez que os cães foram selecionados especificamente pela habilidade e disposição para cooperar com os humanos, esses animais poderiam ter uma maior taxa de êxito quando o companheiro na hora de cooperar fosse um humano.