Cachorros cooperam para ter recompensas assim como os lobos, diz estudo

  • Estadão Conteúdo
Foto: 85Miranda/Pixabay
Foto: 85Miranda/Pixabay

Os cachorros, assim como os lobos, são capazes de cooperar quando buscam uma recompensa, capacidade presente em um ancestral em comum e que não se perdeu ao longo do processo de domesticação. A contatação é de um estudo divulgado na segunda-feira, 6, pelo Journal of Comparative Psychology.

Acredita-se que o processo de domesticação dos cachorros começou há 30 mil ou 40 mil anos, quando alguns lobos se habituaram à presença humana. Com o tempo, os cães passaram por muitas mudanças que os diferenciaram dos pares selvagens.

Para esse estudo, pesquisadores do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana, na Alemanha, testaram a capacidade de cães e lobos se coordenarem com um parceiro da mesma espécie para obter uma recompensa. Eles descobriram que ambos concluíram a tarefa igualmente bem.

Essa descoberta sugere que a capacidade estava presente antes da domesticação dos cachorros, em um antepassado comum com os lobos. Os cientistas sustentam que, uma vez que os cães foram selecionados especificamente pela habilidade e disposição para cooperar com os humanos, esses animais poderiam ter uma maior taxa de êxito quando o companheiro na hora de cooperar fosse um humano.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.