‘Brasil não foi descoberto, foi invadido’, diz vereador Aguilera de Souza (veja vídeo)
Representante indígena na câmara também disse que o governo deve indenizar os ruralistas pela terra e pelas benfeitorias
Repercutindo o discurso do presidente do Sindicato Rural de Dourados, o vereador Aguilera de Souza (PSDC-MS), também fez uso da tribuna da Câmara Municipal na noite de ontem (11), onde defendeu a comunidade indígena. Ele lamentou o clima de guerra entre ruralistas e indígenas, mas afirmou que o governo federal é o único que pode solucionar o problema.
Logo no início do seu discurso, Aguilera lembrou que o uso do termo ‘invasão’ é inapropriado para a questão. Segundo ele os indígenas ‘retomam’ e não invadem. Ele complementou ao dizer que o Brasil não foi descoberto em 1500 e sim invadido pelos portugueses.
O vereador que representa a comunidade indígena, disse ainda que é injusto o governo federal indenizar os produtores somente pelas benfeitorias. Ele defende que os fazendeiros devem também receber pelo valor da terra.
Aguilera reiterou que os três poderes (executivo, legislativo e judiciário) devem se unir para conseguir chegar a solução.
Veja o vídeo: