TRT/MS é o primeiro do país no Ranking da Transparência do CNJ
O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região alcançou o primeiro lugar no resultado preliminar do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, ano 2023, publicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sexta edição da premiação avaliou a transparência dos portais na internet de 94 tribunais brasileiros de todos os segmentos da Justiça: Estadual, Federal, Trabalho, Militar Estadual, Eleitoral, Tribunais Superiores e Conselhos.
De acordo com o CNJ, o TRT24 atendeu 100% dos itens avaliados, ocupando a 1ª colocação do país. Quando o ranking começou a ser realizado, em 2018, o TRT de Mato Grosso do Sul ocupou o 90º lugar, com 42% de atendimento. De lá para cá, os tribunais brasileiros vêm melhorando a prestação das informações, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados pela sociedade.
Os itens avaliados estão divididos em dez temas, com 84 perguntas que avaliam o grau de informação disponibilizados à população. Os itens analisados vão desde divulgação de telefones e horários de atendimento ao público até levantamento estatístico sobre a atuação do órgão, dados relativos a licitações, íntegras de contratos firmados, rendimentos dos tribunais, entre outros.
Acesse aqui o resultado preliminar do Ranking da Transparência 2023. Os tribunais têm cinco dias úteis para recorrer no caso de itens considerados não atendidos.