Tempestade de areia que causou destruição no MS em outubro pode se repetir em 2022
Neste ano, uma tempestade de areia afetou sete cidades em Mato Grosso do Sul, deixou diversas localidades sem energia elétrica por até uma semana e fez o dia virar noite. O evento chama-se haboob e foi registrado pela primeira vez no Estado em 15 de outubro de 2021 e pegou todos de surpresa diante da força destruidora do vento e da poeira.
Nem mesmo os serviços de previsão do tempo conseguiram se antecipar aos acontecimentos. Fato é que, dentro de um contexto bem comum em MS, mudança drástica de temperaturas e clima seco, sim, o fenômeno pode ocorrer novamente em 2022.
Segundo o ClimaInfo, o que acarretou as tempestades de areia foram a junção de desmatamento em alta, a maior seca em nove décadas e a chegada das primeiras nuvens de chuva da primavera.
Justamente porque desmate não deve parar de ocorrer e o regime de chuvas depende de uma boa arborização e cobertura vegetal é que o haboob pode ocorrer novamente. O clima seco, intensificado com as queimadas, também se soma nessa linha negativa, o que pode tornar o fenômeno mais frequente ao longo dos anos.