Superintendente do Procon Estadual faz alerta sobre golpes de falsos entregadores
Um novo golpe aplicado por falsos entregadores, que começou nos grandes centros, já está sendo aplicado em Campo Grande com prejuízo a cidadão de boa fé. A ação de vândalos já chegou ao conhecimento da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor –Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho –Sedhast, que chama a atenção da população em geral a ficara atenta para não se tornar vítima.
O golpe consiste na ação de pessoas mal intencionadas que, ao realizar a entrega e receber o pagamento por cartão, iludem o consumidor afirmando necessitar de iluminação para bem realizar a operação, acendem a lanterna de seus celulares e, com isso, filmam os dados do cartão e acompanham o processo de inclusão da senha memorizando-a. Daí, estão a um passo de aplicar novos golpes.
“Todos nós podemos nos tornar vítimas. Por isso há necessidade de ficarmos alertas principalmente se não conhecermos as pessoas que realizam entregas. Não devemos entregar o cartão para que elas insiram e sempre prestar atenção nos seus procedimentos. Não existe necessidade de iluminar quando utilizamos o cartão”, recomenda Marcelo Salomão
O alerta é feito pelo superintendente do Procon Estadual que se encontra na cidade de Coxim liderando uma equipe de técnicos que promove palestras e desenvolve ampla ação de orientação no sentido de demonstrar aos fornecedores e consumidores a maneira de manter boas relações no que diz respeito às normas de consumo e, assim, além de evitar sanções, chegar a fidelização de clientes.
Durante a permanência no município a equipe do órgão estadual de defesa do consumidor está promovendo, também, orientação aos integrantes do Procon local visando o desenvolvimento de serviços de acordo com as normas consumeristas, uma vez que a população, consciente de seus direitos, passou a procurar cada vez mais o Procon Municipal e encaminhar demandas em grande quantidade.
No município está se realizando, também, o programa Procon Legal, Comércio Legal que consiste em conversar com os pequenos empresários principalmente do setor de comércio demonstrando como agir para bem atender sua clientela. Na ocasião é entregue kit contendo, entre outros, exemplares do Código de Defesa do Consumidor – e orientando sobre a necessidade de mantê-lo disponível para acesso ao público.
Também são entregues cópias das principais leis que regem a relação entre o fornecedor e o consumidor e cartazes orientativos para serem expostos de maneira que as pessoas tomem conhecimento de que o estabelecimento está cumprindo o que determinam ao que prescrevem as normas de consumo.