Sociedade poderá votar em temas sobre segurança pública no TJMS

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

Em clima descontraído, na manhã desta quarta-feira (18), o Des. Divoncir Schreiner Maran, presidente do TJMS, recebeu alguns juízes que estiveram no Tribunal de Justiça para deixar uma urna para votação, permitindo que a população vote em temas a serem debatidos no Fórum de Segurança Pública: Impunidade x Criminalidade, que será realizado no dia 26 de julho.

O presidente da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), juiz Fernando Cury, acompanhado dos juízes Denize de Barros Dodero, Mário Esbalqueiro Jr. e Luiz Felipe Medeiros Vieira, explicou ao desembargador que o evento, a ser realizado pela Amamsul, objetiva ouvir os anseios da população.

“São temas de relevância para a sociedade, escolhidos pela população, que votará em urnas espalhadas em diferentes pontos na Capital ou pelo site da Escola Superior da Magistratura (Esmagis). Queremos que o cidadão participe do debate por tratar de temas tão sensíveis à sociedade brasileira, que é a segurança pública”, disse Fernando.

Denize relatou que a participação da população tem sido maior nas urnas. “Em alguns locais como o Fórum e unidades da Defensoria Pública, tivemos que repor as cédulas de votação, tamanha a participação. Os temas mais votados serão abrangidos nesse debate, de forma multidisciplinar, com olhares de vários técnicos dessa área”, acrescentou a juíza.

O Des. Divoncir elogiou a iniciativa por permitir a participação popular e por ser realizada no mês em que a associação completa 40 anos de existência, sempre em sintonia com a sociedade. “Vocês conseguiram sensibilizar cidadãos a opinar a respeito de temas importantes e isso é muito bom. O momento escolhido pela associação também é oportuno e, não tenho dúvidas, os resultados de todo o esforço será excelente”, ressaltou o presidente do TJMS.

O juiz auxiliar da presidência do TJMS, Luiz Antonio Cavassa de Almeida também participou do encontro.

Saiba mais – Desde o início do julho, os magistrados da comissão organizadora do evento começaram a levar as urnas para locais de fácil acesso à população. Assim, o juiz Eduardo Eugênio Siravegna Jr. usou a tribuna da Câmara de Vereadores para convidar autoridades e cidadãos a fazerem parte desse iniciativa de mudança, antes de deixar uma urna na Casa de Leis, permitindo que a população expresse sua preferência sobre os temas a serem discutidos.

Em seguida, foi a vez da juíza Denize de Barros Dodero levar a urna até a 17ª Defensoria Pública de Promoção e Defesa do Consumidor. Duas outras unidades da Defensoria também receberam uma urna para que os cidadãos que por lá passarem votem em um tema de sua preferência.

O juiz Mário Esbalqueiro Jr. foi o próximo a receber o apoio do diretor do Foro da comarca, juiz Ariovaldo Corrêa Nantes, e levou mais uma urna para que a população que busca a justiça no Fórum de Campo Grande possa opinar sobre o tema que deseja ver em debate no evento de Segurança Pública.

Na manhã dessa quinta-feira, o juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira levará uma urna para a população votar no Procon/MS e à tarde, deixa também uma urna no Centro Integrado de Justiça (Cijus), sempre convidando para participação no evento e nas votações.

Na sexta, uma urna será disponibilizadas para votação no Shopping Norte Sul Plaza. Além do Tribunal de Justiça de MS, são apoiadores do evento os palestrantes, a Anoreg/MS, a Esmagis e a TV Morena.

Para votar ou se inscrever para o evento, basta acessar www.esmagis.com.br. O Fórum será realizado no dia 26 de julho, às 19 horas, no auditório da Esmagis, que fica na sede campo da associação, na Rua Av. Ana Rosa Castilho Ocampos, 1455, no Jardim Montevidéu.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.