Sicredi Centro-Sul MS/BA premia vencedores do Concurso de Redação

Estudantes e professores de Dourados, Bela Vista, Deodápolis e Caracol receberam premiação

  • Assessoria
Divulgação
Divulgação

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – premiou os vencedores da segunda edição do Concurso de Redação, que foi voltado para estudantes do 9° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio de escolas públicas, privadas e institutos federais da área de atuação da Cooperativa em Mato Grosso do Sul e na Bahia. Receberam a premiação os estudantes e professores vencedores de Dourados, Bela Vista, Deodápolis e Caracol.

Os três primeiros estudantes selecionados em cada categoria receberam da Sicredi Centro-Sul MS/BA um Notebook Gamer Dell G15 (1° lugar); Apple Iphone 15 (2° lugar) e um Nintendo Switch (3° lugar). Já os professores vencedores de cada categoria foram contemplados com um Notebook Dell Inspiron 15 (1° lugar); Tablet Samsung Galaxy (2° lugar) e Kindle (3° lugar).

Confira as entregas no link: sicredicentrosulmsba.pixieset.com/concursoderedacao

Em Caracol, a direção da Escola Estadual Dr. Rubens de Castro Pinto fez uma cerimônia de entrega de certificados para todos os alunos que participaram do Concurso, uma iniciativa que premiou não só quem venceu, mas quem participou como forma de reconhecimento. A diretora adjunta, Rosinéia Servian Ávalos, contou que todos os estudantes precisam ser valorizados em tudo que eles se propõem a participar. “Ao todo foram 25 textos da escola polo e sete textos da escola rural que é nossa extensão, totalizando 32 textos enviados. Mobilizamos os professores de Língua Portuguesa para desenvolverem o trabalho em sala de aula. Monta-se uma equipe de apoio para correção dos textos e, desse modo, temos conseguido participar proativamente do Concurso”, disse.

Já a Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho foi premiada no Concurso de Redação por dois anos consecutivos. Segundo a professora de Língua Portuguesa, Jucimary Colman, a iniciativa reafirma a importância da linguagem. “Nós, professores de Língua Portuguesa, desempenhamos um trabalho árduo para que nossa língua seja valorizada. Quero externar minha gratidão ao Sicredi pela oportunidade em participar de um Concurso de extrema magnitude que aflora os laços entre a escola e a sociedade. É imensurável minha gratidão à toda equipe pela oportunidade de trazermos um pouco da nossa vivência diária, da nossa luta em plantarmos sementes no coração dos nossos estudantes que é a paixão pela leitura e pela escrita”, enfatizou.

Matheus Barbosa Diniz, o primeiro colocado na categoria Dissertação, disse que no caminho de investigação para a escrita, encontrou o diferencial do Sicredi, e citou como exemplos o atendimento às vítimas das enchentes no Rio o Rio Grande do Sul e a construção do Hospital de Amor. “A gente pode perceber como eles estão ajudando a comunidade, por exemplo, que precisa do atendimento médico para o tratamento do câncer. Eu vou levar essa imagem positiva que eu conheci do Sicredi para as pessoas”.

A estudante Jhoanna Beatriz Passini Crespan ficou sabendo do Concurso por meio da professora Gracielly Montandon, que incluiu o tema da redação para todas as turmas que trabalha na escola. Jhoanna disse que existem muitos bancos aqui no Brasil, mas que o Sicredi tem uma diferença por ser uma cooperativa e por atuar muito na comunidade. “O Sicredi vai fazer a diferença daqui para frente. E eu tenho uma imagem muito positiva dessa instituição”.

Graças à redação, Vitória Rodrigues de Souza percebeu a importância de uma cooperativa para a comunidade. Ela contou que nesse caminho de pesquisa do tema para a redação, descobriu que o Sicredi pode ajudar não só seus cooperados, mas a comunidade onde está presente. “Eu trouxe na minha redação a história de uma senhora humilde que teve a ajuda da cooperativa, conseguindo transformar uma fazenda em um bom negócio para ela e para a vida dos seus filhos”.

Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, o objetivo foi estimular a pesquisa dos estudantes sobre o tema proposto para que assim pudessem conhecer mais sobre o cooperativismo, permitindo reflexões acerca da vida em comunidade e o ato de cooperar, como oportunidade de crescimento humano no âmbito social. “Com essa segunda edição, nossa intenção foi, mais uma vez, cumprir com os princípios do Interesse pela Comunidade e da Educação, Formação e Informação, contribuindo com a educação dos estudantes da nossa área de atuação aproximando a Cooperativa da sociedade”, destacou.

Vencedores

Na categoria Narrativa, foram as vencedoras a estudante Vitória Rodrigues de Souza e a professora Sonia Aparecida Verga Brumatti, da Escola Estadual Presidente Vargas, de Dourados. Em segundo lugar, ficaram a aluna Yasmin Pinheiro Martins e a professora Roseni de Lima, da Escola Estadual 13 de Maio, de Deodápolis. E em terceiro, da Escola Estadual Doutor Rubens de Castro Pinto, em Caracol, ficaram a estudante Helena Muniz da Luz Ortiz e a professora Analice Ramiro Vilalba.

Já na categoria Dissertação, ficou em primeiro lugar o estudante da Escola Presbiteriana Erasmo Braga, de Dourados, Matheus Barbosa Diniz Viana e o professor, João Alexandre Alves dos Santos. Em segundo lugar, ficaram a estudante Jhoanna Beatriz Passini Crespan e a professora Gracielly Francisca da Cunha Montandon, do Colégio Unigran, de Dourados. E em terceiro lugar, da Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho, de Bela Vista, ficou o aluno Gabriel Francisco dos Santos e a professora Jucimary Colman.

Confira as redações vencedoras no site: www.sicredicentrosulmsba.com.br/redacao

Sobre a Sicredi Centro-Sul MS/BA

A Sicredi Centro-Sul MS/BA é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua em 38 municípios do Mato Grosso do Sul e 54 municípios da Bahia. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 140 mil associados, que exercem o papel de donos do negócio.

O atendimento a todo associado é feito presencialmente, via WhatsApp (51) 3358-4770 ou pelo telefone 0800 724 4770.



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.