Projeto Padrinho arrecada itens de higiene para crianças e adolescentes acolhidos
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realiza, por meio do Projeto Padrinho, uma campanha de ajuda às casas de acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos. A ação visa arrecadar diversos itens de higiene e cuidados pessoais que serão encaminhados às 13 instituições cadastradas no Projeto Padrinho.
O projeto foi criado com objetivo de aproximar a sociedade da realidade de crianças, adolescentes e famílias carentes, a fim de sensibilizá-la e mobilizá-la, de maneira a oportunizar o retorno ao convívio familiar desses menores, priorizando a manutenção dos vínculos estabelecidos. Com o auxílio de padrinhos e voluntários, muitas crianças que haviam sido levadas para entidades de acolhimento, em decorrência da condição vivida em seus lares, estão de volta às suas famílias.
Toda doação é bem-vinda, entretanto os itens de maior carência são: shampoo, condicionador, creme hidratante, desodorante, perfume (bebês e adolescentes), sabonete, fio dental, Escabin shampoo, pente fino, escova de dentes, escova de cabelo, pente, acetona, algodão, talco, lenço umedecido, antisséptico bucal, fraldas descartáveis e pomada para assadura.
Embora a campanha tenha sido lançada nas redes sociais do TJMS na última sexta-feira (27/08), a necessidade de doações do Projeto Padrinho é uma constante. “Quando chegamos a lançar uma campanha pedindo doações, é porque estamos precisando com urgência daqueles itens pedidos”, conta Kate Adolfina Ferreira de Souza Sena, servidora lotada no Projeto.
“São 170 menores, em média, atendidos pelo projeto. Não é possível passar um número exato, porque mesmo quando conseguimos que uma criança não dependa mais do projeto, logo chegam outras para serem acolhidas”, continua a servidora. Ela também frisa o acompanhamento dado pelo projeto inclusive às crianças já reintegradas em famílias e aos jovens que completam 18 anos ainda vivendo nos abrigos.
Para atender todas essas crianças, o Projeto Padrinho conta com a colaboração de 19 padrinhos de apoio financeiro, 26 padrinhos afetivos e 53 prestadores de serviço. Ainda que sejam de grande valia, pela simples matemática verifica-se a necessidade de maior ajuda para atender, de maneira digna, todos os menores.
Os interessados em participar da campanha podem entregar suas doações na sala do Projeto Padrinho ou na Vara da Infância, Adolescência, e do Idoso, ambas localizadas no Bloco 2, Térreo, do prédio do Fórum da Capital.
Mais informações sobre outros itens ou formas de doação podem ser obtidas no telefone 3317-3512.