Projeto do TRE-MS leva cidadania a estudantes do interior do Estado

O “Cartório Cidadão” é um programa de incentivo e suporte às zonas eleitorais para desenvolverem ações de educação cidadã

  • Assessoria/TRE-MS
Foto: Divulgação/TRE-MS
Foto: Divulgação/TRE-MS

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJEMS), realizou, na quarta-feira (27), apresentação sobre cidadania, voto consciente e segurança da urna eletrônica, dentre outros temas, a cerca de 90 estudantes do ensino médio da Escola Barão do Rio Branco, em Douradina, município vizinho a Dourados.

A apresentação, que faz parte do projeto “Cartório Cidadão”, teve por tema “Cidadania e participação: a importância dos direitos e a participação dos jovens no processo eleitoral”, e incluiu treinamento com os estudantes que tiveram a oportunidade de manusear a urna eletrônica e simular a votação. Ao final, foram distribuídas cartilhas com temas sobre cidadania e segurança do processo eleitoral.

Representaram o TRE-MS os servidores da 18ª Zona Eleitoral Israel Lins e Vinícius Betoni.

Cartório Cidadão

Trata-se de um programa de incentivo e suporte às zonas eleitorais para desenvolverem ações de educação cidadã.

O projeto visa estimular jovens entre 16 e 18 anos, para os quais o voto é facultativo, a realizarem o alistamento eleitoral, bem como informar sobre os documentos necessários para o requerimento da primeira via do título eleitoral. Além disso, busca esclarecer a sociedade em geral sobre desinformação (Fake News), a importância do voto consciente, segurança da urna e do processo eletrônico de votação e o sigilo do voto. No final há o treinamento desses eleitores com a urna eletrônica.                 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.