Projeto "Cartório Cidadão" foi realizado na 14ª e 18ª Zonas Eleitorais

Ao todo mais de 200 estudantes foram alcançados pelo projeto

  • Assessoria/TRE-MS
Foto: Divulgação/TRE-MS
Foto: Divulgação/TRE-MS

Uma parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (EJE-MS) e os cartórios eleitorais do interior, está colocando em prática o Projeto ‘’Cartório Cidadão’’.

No dia 8 de junho, a iniciativa do Cartório da 14ª Zona Eleitoral, de Camapuã, levou informações sobre cidadania e voto consciente para os estudantes do ensino médio da Escola Camilo Bonfim. A apresentação abordou ainda temas como "A importância da Justiça Eleitoral", "Segurança da urna eletrônica" e "Desinformação".

Foram reunidos mais de 75 alunos que, além de assistirem à palestra, tiveram a oportunidade de manusear a urna eletrônica e simular a votação. Ao final, foram distribuídas cartilhas com temas abordados.

 Também no município de Dourados, o Cartório da 18ª Zona Eleitoral levou, no mês de abril, palestra sobre cidadania a 90 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Barão do Rio Branco. Já no dia 22 de junho reuniu cerca de 75 estudantes no Colégio Lumière, com informações sobre voto consciente, segurança do processo eleitoral, entre outras.

Cartório Cidadão

O Projeto, realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral e os cartórios eleitorais do interior, conta com palestras nas escolas estaduais de ensino médio com o objetivo de esclarecer aos jovens sobre a importância do direito ao voto consciente, desinformação (Fake News), segurança da urna e do processo eletrônico de votação, sigilo do voto e Treinamento de Eleitores na urna eletrônica, bem como estimulá-los a realizar a inscrição eleitoral.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.