Profissionais do HU-UFGD explanam sobre “Projeto dar a Luz” em Glória de Dourados

O projeto contempla o atendimento da gestante ou puérpera que manifesta o desejo de entregar o filho para adoção

  • Assessoria/Ebserh
Foto: Divulgação/HU-UFGD
Foto: Divulgação/HU-UFGD

No dia 22 de novembro, as profissionais do Serviço Social do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, estiveram no município de Glória de Dourados (MS), para capacitar os profissionais que compõe a Rede de atendimento às mulheres, sobre o “Projeto Dar a Luz”.

O projeto tem como objetivo oferecer acolhimento, apoio e orientação às gestantes ou mães que desejam entregar seus filhos para a adoção logo após o nascimento, favorecendo a reflexão sobre o processo de decisão e sobre a importância da entrega responsável, garantindo a criança o direito de viver em família, como também, sobre o protocolo de atendimento e o fluxo que foi construído no hospital para o atendimento humanizado e sem constrangimento a essas mulheres, garantindo o sigilo que é direito garantido em lei.

Atualmente o HU- UFGD é referência nesse tipo de atendimento. A capacitação aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade e contou com a presença de quatro assistentes sociais do hospital.

 Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.