Professor de Campo Grande recebe implante de ´ouvido biônico´

  • Correio do Estado

O professor de matemática Leandro Oliveira, 30 anos, recebeu ontem à tarde um “ouvido biônico” no primeiro procedimento do gênero já feito em Mato Grosso do Sul.

A cirurgia de implante coclear, como chama-se a técnica, foi realizada no hospital São Julião, em Campo Grande, durou três horas e o paciente, que ficou surdo aos 12 anos de idade, retoma a audição daqui um mês, informou o médico da causa, o otorrinolaringologista Rafael Pontes Ribeiro.

Além do especialista, outros nove profissionais, entre os quais o anestesista e uma fonoaudióloga, participaram da intervenção cirúrgica, tida como “um sucesso”, pela equipe.

O implante que devolve a audição aos pacientes que ficaram surdos no transcorrer da vida ou nasceram com surdez aguda já é possível no Brasil há pelo menos três décadas e beneficiou ao menos seis mil pacientes.

Detalhe importante: a cirurgia é paga pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, isto é, o doente não gasta nada.

Como em Mato Grosso do Sul não existe nem um hospital com preparo para a intervenção, pacientes com problemas parecidos ao do professor precisam recorrer a outros estados brasileiros. Antes disso, enfrentam uma fila pela vez.