Procon cobra da Energisa explicações sobre protesto de consumidores com débitos

  • Redação 94 FM
Procon cobra da Energisa explicações sobre protesto de consumidores com débitos

Devido grande número de reclamações de consumidores, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) enviou notificação para a Energisa – Distribuidora de Energia S/A solicitando explicações sobre o protesto de clientes com débitos com a empresa e que deixe de enviar o nome desses clientes que estejam com contas atrasadas para protesto em cartório.

O oficio enviado à Energisa destaca que a Resolução nº 1.000, de 7 de setembro de 2021, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), não prevê a possibilidade de protesto em cartório em razão de inadimplência por parte do consumidor.

O documento solicita explicações da empresa concessionária sobre os regramentos utilizados para enviar o débito ao cartório para protesto. Também é questionado se existe diferenciação entre as classes residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

O Procon/MS também pediu para que a empresa esclareça o motivo pelo qual resolveu passar a encaminhar os débitos para protesto em cartório, uma vez que essa prática nunca havia sido adotada anteriormente em Mato Grosso do Sul. Também foi solicitado que a empresa informe qual a taxa atual de inadimplência dos consumidores.

O Oficio também pede explicações se a empresa comunica o consumidor que ele também irá ter que arcar com as custas cartoriais. “O consumidor é surpreendido duas vezes. Com o protesto e também com as taxas do cartório”, explica Salomão.

A Superintendência também perguntou à Energisa quais os meios utilizados para divulgação aos consumidores do Estado sobre o funcionamento do protesto pelo não pagamento de débitos com a empresa e também onde está sendo feito o serviço de orientação aos consumidores.


Comentários
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  • Alessandra Aparecida Costa Ferreira

    Alessandra Aparecida Costa Ferreira

    Minha conta de luz foi paga baixada no sistema da Energisa e nao consta em aberto ( aplicativo celular ) e mesmo assim recebi Instrução de Protesto do CARTÓRIO.
    Nunca atrasei minha conta mais de 15 dd pois eles infernizar mandando email e ligando e se atrasar mais de 15 dd eles vão e cortam a energia sem ao menos bater na residencia pra ver se tem a conta paga ( já aconteceu comigo mais de uma vez ) .
    E fico sabendo que tem gente com mais de 02 contas em atraso e eu se atraso 15 dd eles ja cortam . Nao da para entender e pior que nunca muda, fazem protesto, abaixo assinado, etc... mas ninguém tem o poder de mudar esses abusos fortalecendo mais ainda a Energisa.