PRF realiza 3º Curso de Operador de Suporte Médico em MS
Foi realizado o primeiro pouso do helicóptero da PRF na Santa Casa - local para onde devem ser encaminhadas grande parte das emergências atendidas - para a verificação do heliponto
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou o 3º Curso de Operador de Suporte Médico (COSM), em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
Com início na segunda-feira (04) e término nesta sexta-feira (8), a capacitação teve por objetivo preparar profissionais médicos e enfermeiros do SAMU, Corpo de Bombeiros, da Concessionária CCR e da própria PRF para tripular as aeronaves da PRF em operações de resgate aeromédico.
Os 31 alunos receberam instruções de biossegurança, fisiologia de voo, legislação aeronáutica, aulas práticas de embarque e desembarque e resgate aéreo.
Programa Aeromédico
O Programa Aeromédico é uma parceria envolvendo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e o Ministério da Saúde (MS).
A partir desta parceria, pretende-se estender a capacidade de atendimento a acidentes e outras urgências e emergências médicas aos locais de difícil acesso utilizando os helicópteros da PRF, garantindo que os recursos e as habilidades de cada órgão sejam empregados no momento e local adequados, aumentando a eficácia das operações de resgate e atendimento.
O Programa, que já está em execução em alguns estados da federação, está em fase de implementação no Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado e Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde do município de Campo Grande - MS. A expectativa é que comece a operar em outubro deste ano.
Na quarta-feira (6), foi realizado o primeiro pouso do helicóptero da PRF na Santa Casa - local para onde devem ser encaminhadas grande parte das emergências atendidas - para a verificação do heliponto.