Presidente do TJ celebra casamento na Carreta da Justiça em Culturama
Na semana passada a Carreta da Justiça levou gratuitamente os serviços da justiça aos moradores do distrito de Culturama, distrito do município de Fátima do Sul. O desembargador Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), esteve presente na ação que aproxima o cidadão da justiça sul-mato-grossense e foi acompanhado pela prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado, e pelo deputado Londres Machado.
A equipe esteve sob a coordenação do juiz Eduardo Floriano Almeida. A intenção, além de aproximar o Judiciário da população, é dar cidadania a pessoas que nunca tiveram a possibilidade de utilizar as atividades judicial e judiciária, sem a necessidade de se deslocar para a cidade onde existe um Fórum.
Em dois dias de trabalho, quinta-feira (19) e sexta-feira (20), foram realizados seis reconhecimentos de união estável, com a conversão em casamento; dois divórcios, uma conversão de separação judicial em divórcio, totalizando 45 agendamentos, atendimentos, consultas, informações e orientações.
No mesmo período, o representante da Defensoria Pública que atende na unidade móvel da justiça realizou 30 atendimentos e os dados mostram ainda que foram realizados oito processos, com a circulação de 108 pessoas na unidade móvel.
A prefeita e o deputado foram testemunhas da união do casal Ozéia Santos de Lima e Cristiana Nunes da Cruz, em uma cerimônia celebrada pelo presidente do TJMS, conferindo ao evento um toque de solenidade e tornando-o ainda mais especial para os noivos e seus convidados.
"Ver um casal unir-se em matrimônio em Culturama, por meio da Carreta da Justiça do TJMS, é um testemunho de como podemos tornar a justiça acessível a todos, não importa onde vivam. A justiça deve ser uma realidade para todas as comunidades e esse é um passo significativo nessa direção. Que este dia de amor e justiça seja um lembrete do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos", afirmou a prefeita.
Saiba mais - Desde que foi lançada, em agosto de 2016, a iniciativa está levando mais qualidade e conforto no atendimento ao jurisdicionado. As próximas cidades a receber a unidade móvel, de acordo com o calendário, são Novo Horizonte do Sul (23 e 24/10), Taquarussu (26 e 27/10), Jateí (20 e 21/11), Vicentina (23 e 24/11), Laguna Carapã (27 e 28/11), Douradina (30/11 e 01/12), Aral Moreira (11 e 12/12) e Antônio João (14 e 15/12).
A unidade móvel é uma miniatura de um fórum e tem gabinete do juiz, sala para promotor, defensor público, sanitário, uma pequena copa e a varanda na frente para recepção das pessoas, o que totaliza 44 m².