Polícia Civil de MS dá orientações sobre como pessoas devem agir em abordagens
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul divulgou orientações sobre como cidadãos devem agir quando são alvo de abordagens das autoridades policiais. Na publicação feita em seu site oficial, a corporação argumenta que o objetivo e ajudar as pessoas a lidar melhor com essas situações e garante que "estará sempre presente para Servir e Proteger".
"Muitas pessoas não sabem como se portar durante uma abordagem muitas vezes pela falsa impressão de vir a ser confundido com um bandido", pontua a Polícia Civil. "Sabemos que a abordagem é um desconforto para qualquer pessoa, porém o crescimento da sensação de insegurança obriga as polícias a realizar este tipo de verificação como forma de prevenir crimes e salvaguardar vidas", justifica.
Entre as dicas, a corporação destaca que "ser abordado em uma blitz não é demérito para o cidadão, ao contrário, significa que a polícia está cuidando de você".
"Em caso de abordagem, fique calmo; deixe suas mãos visíveis e não faça movimentos bruscos; atenda prontamente às orientações do policial que realiza a abordagem; não se precipite em mostrar os documentos. Aguarde a orientação do policial; responda a todos os questionamentos do policial; não faça ameaças ou use palavras ofensivas", são as recomendações.
"O policial está apenas realizando seu trabalho", ressalta a publicação, pontuando ainda os direitos de quem é abordado pelas autoridades policiais. "Ao ser abordado, você tem direito a saber a identificação do policial; ser revistado apenas por policiais do mesmo sexo que você e acompanhar a revista de seu carro pedindo, inclusive, que uma pessoa que não seja policial a testemunhe a revista".