Pesquisa aponta satisfação de 100% e 75% entre professores e alunos de 13ª escola reformada por presos

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
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A pedido da 2ª Vara de Execução Penal (VEP) de Campo Grande, pesquisadores da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizaram uma pesquisa de satisfação com alunos e professores da Escola Estadual Profª Joelina de Almeida Xavier, 13ª escola pública reformada pelo projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, o qual executa reformas de escolas estaduais da capital com dinheiro e mão de obra de presos.

De acordo com os resultados, o nível de satisfação entre os professores entrevistados foi de 100%. Todos os docentes ouvidos recomendam que mais escolas passem pelo mesmo processo de reforma via projeto do Judiciário. O nível de satisfação dos alunos chegou a 75%, com apenas 5% de insatisfeitos.

A E.E. Profª Joelina de Almeida Xavier foi a última escola reformada pelo projeto, cuja obra foi inaugurada no dia 5 de abril de 2022. O juiz titular da 2ª VEP e idealizador do “Revitalizando a Educação com Liberdade”, Albino Coimbra Neto, encomendou a pesquisa com o intuito de obter um levantamento técnico dos impactos que a atuação do projeto causou na comunidade escolar contemplada com a reforma. A técnica adotada pela pesquisa foi a Quali/Quanti.

Sobre os impactos causados, a pesquisa levantou que, após a reforma, a escola não tem mais vagas ociosas e possui agora capacidade para oferecer diversas atividades com infraestrutura adequada. Com 35 a 38 alunos matriculados por sala, antes da reforma muitos faltavam nas aulas, após, a lotação é máxima, não há mais vagas disponíveis.

A reforma do pátio permitiu a inclusão de projetos de artes plásticas, cinema, teatro, futsal feminino e tênis de mesa. Outra mudança foi a disponibilização de um laboratório móvel que, graças à estrutura atual, pode circular pela escola, o que ampliou bastante a oportunidade de uso deste recurso. O estudo indicou também que a motivação dos professores cresceu, visto que podem incluir novas atividades no planejamento e utilização de mais espaços, com a biblioteca que antes não existia.

Os entrevistados narraram que não houve nenhum problema com os detentos, inclusive alguns presos até pediam livros para levar ou se informaram o que era necessário para se matricular na escola. Ao término da obra, os estudantes fizeram uma carta de agradecimento aos detentos demonstrando a gratidão pela revitalização da escola.

Outra verificação apontada na pesquisa foi que a reforma trouxe impactos em diversos elementos do ambiente escolar, como os alunos que têm demonstrado um senso de conservação do espaço, as novas atividades foram recebidas de forma muito positiva e a percepção dos alunos que as aulas ministradas pelos professores estão melhores.

Os intervalos também são apontados como mais atrativos. Em virtude da qualidade da infraestrutura da biblioteca, com puffs e climatização, muitos alunos preferem estar na biblioteca do que no pátio. O espaço foi uma reivindicação dos alunos, que até então não tinham espaço para pesquisar e estudar. Com relação aos resultados escolares, os professores também apontaram avanço e melhoria no aprendizado.

A pesquisa concluiu que a reforma proporcionou um alto nível de satisfação tanto para docentes como para alunos, que recomendam o projeto a outras escolas. Não só a utilização de novos espaços, mas também a preservação foi algo fundamental para a escola.

A reforma trouxe impactos positivos para toda a comunidade envolvida, com destaque para as condições de trabalho e desempenho dos alunos e a inclusão de mais atividades, lazer e melhoria das aulas, cujas mudanças foram a base para a satisfação dos alunos.

Saiba mais – A amostra compreendeu entrevista em profundidade com a diretora e docentes, além de questionário estruturado aplicado a 135 estudantes do 6º ao 9º ano. A mensuração do nível de satisfação utilizou a métrica NPS (Net Promoter Score), amplamente utilizada por grandes empresas no mundo.

A pesquisa foi realizada pelo professor Dr. Filipe Quevedo Silva, da ESAN/UFMS, e pelo acadêmico Pedro Afonso Malo Zanetoni – PIBEXT -  ESAN/UFMS.

Inauguração da 14ª escola reformada por presos – Está marcada para o dia 26 de abril, às 9 horas, no Núcleo Indubrasil, a solenidade de entrega da reforma da E.E. Ulisses Serra, 14ª instituição de ensino contemplada pelo projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”. A obra se concentrou no período de férias escolares e foi concluída recentemente.

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