Nupemec realiza primeiro curso de Mediação Familiar
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), coordenado pelo Des. Vilson Bertelli, iniciou nesta segunda-feira, dia 10 de julho, o curso de Mediação Familiar com mediadores do Poder Judiciário de MS que já atuam nessa área. Realizado na sede do Nupemec em Campo Grande, o curso busca habilitar os participantes para a condução de sessões de mediação na área do Direito de Família.
“A seleção que nós fizemos para esse curso é de alunos que já são mediadores cadastrados com bastante experiência e por isso estamos treinando-os para que se especializem na mediação específica na área de família pelo Nupemec”, disse o Des. Vilson Bertelli na abertura do evento.
O curso de Mediação Familiar tem por objetivo transmitir informações gerais sobre questões relacionadas aos conflitos familiares, bem como vivência prática para aquisição de conhecimento que torne os discentes aptos ao exercício da mediação familiar. O curso será dividido em duas etapas (teórica e prática) e tem como parte essencial os exercícios simulados e o estágio supervisionado.
Com carga horária de 40 horas, a etapa teórica do curso se estende até a próxima sexta-feira (14) e tem como parte essencial a apresentação de conteúdo e exercícios simulados. A parte prática consistirá na realização de 10 mediações ou comediações completas de casos reais.
“Estar nesse Tribunal, reconhecido por atuar em diversas áreas, é muito enriquecedor. Mais do que cumprir a Resolução nº 125 do CNJ, que orienta os Tribunais e os Nupemec ofereçam a formação continuada, percebo que o TJMS está determinado a cumprir o papel ontológico do Poder Judiciário, que é a pacificação social”, ressaltou a formadora Dionara Oliver Albuquerque em sua fala inicial aos alunos.
Dionara Oliver Albuquerque é servidora do TJRS, sendo coordenadora pedagógica do Nupemec de referida corte de justiça. A formadora é mestra em Mediação e Negociação de Conflitos pelo Institut Universitaire Kurt Bösch, Suíca, além de Instrutora de Mediação Judicial e de Capacitação para o Desenvolvimento de atividades em Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cjuscs) pelo CJUD/TJRS, entre outras qualificações.
A área de Direito de Família possui crescente demanda processual e pré-processual nos Centros Judiciários de todo o Estado, razão que levou o Nupemec a realizar o presente curso, garantindo assim o aprimoramento para os mediadores atuantes na temática Mediação Familiar e, consequentemente, um atendimento à população cada vez mais capacitado e de excelência.