Novos alunos recebem Projeto Cartório Cidadão da EJE-MS
Cartório Cidadão é um programa de incentivo e suporte às zonas eleitorais para desenvolverem ações de educação cidadã
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MS), permanece dando seguimento às ações de cidadania promovidas por meio de palestras nas escolas estaduais de ensino médio com o objetivo de esclarecer aos jovens sobre a importância do direito ao voto consciente, desinformação (Fake News), segurança da urna e do processo eletrônico de votação, sigilo do voto e Treinamento de Eleitores na urna eletrônica, bem como estimulá-los à realização da inscrição eleitoral.
As ações fazem parte do Projeto Cartório Cidadão realizado em parceria com os cartórios eleitorais do interior do estado.
Interior
49ª ZE – Anastácio
No dia 29 de junho, a Escola Estadual Carlos Medeiros recebeu o projeto e reuniu 60 estudantes.
22ª ZE - Jardim
Nos dias 25 e 30 de agosto as palestras aconteceram na Escola Estadual Cel. Pedro José Rufino e contou com a participação de 214 alunos do 2º e 3º ano/EM
Também no dia 30 de agosto a Escola Estadual Antônio Pinto Pereira recebeu a apresentação que teve como público 92 alunos.
Guia Lopes da Laguna
Em 31 de agosto a Escola Estadual Salomé de Melo Rocha contou com a participação de 86 alunos na palestra.
Nos dias 05, 06 e 19 de setembro, cerca de 245 alunos participaram do evento Cartório Cidadão, sendo no Colégio Dom Bosco, Escola Estadual Cel. Juvêncio e Escola Estadual Alziro Lopes, respectivamente.
48ª ZE - Paraíso das Águas
Entre os dias 01, 06 e 14 de setembro o ex Juiz eleitoral Silvio Cézar Prado ministrou a palestra na Escola Estadual Vereador Kendi Nakai, Colégio Atenas e Colégio Maper, que reuniu 210 jovens.
Capital
Nos dias 08, 14, 15, 16, 20, 26 e 27 de setembro, o Cartório Cidadão chegou a 801 alunos, divididos entre Escolas particulares e estaduais, sendo elas Elpídio Reis, Alceu Viana, Amarelinha, São José, José Maria Hugo Rodrigues, Instituto para Cegos Florivaldo Vargas e Casa de Apoio à População de Rua.
Já em outubro, entre os dias 18, 20, 21, 25, 26 e 27 as Escolas Amélio Carvalho Baís, Divino de Almeida, Padre João Greiner, Arlindo de Andrade Gomes, Henrique Cirillo e Vespasiano Martins receberam a ação que reuniu 700 alunos.
Tais ações alcançaram mais de 2.400 jovens.