Nova campanha da Defensoria arrecada roupas e calçados a pessoas em situação de rua na capital
O atendimento noturno com a Van dos Direitos mobilizou nova campanha da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. Desta vez, a missão é arrecadar roupas e calçados para as pessoas em situação de rua. A instituição receberá as doações em todas as unidades de Campo Grande.
A campanha é coordenada pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), que convida não só todas as servidoras e servidores, defensoras e defensores, como também a população em geral para participar.
O coordenador do Nudedh, defensor público Mateus Sutana, explica que a iniciativa de responsabilidade social está relacionada à missão da Defensoria Pública, que é promover, assegurar e dar visibilidade à dignidade das pessoas que estão em situação de hipervulnerabilidade social.
“É no olho a olho, durante as ações, que percebemos essas necessidades mais urgentes. Em noites de baixas temperaturas, por exemplo, é comum que assistidos e assistidas em situação de rua se aproximem do atendimento sem agasalhos ou calçados. A Defensoria entende que campanhas como essa também são fundamentais”, comenta o defensor público.
As doações serão arrecadadas nos prédios até o dia 30 de novembro. Depois serão entregues, gradativamente, durante ações noturnas pela cidade.
O que doar?
Conforme a organização, podem ser doadas roupas, calçados, meias, luvas e cobertores que estejam em boas condições e limpas, visando a proteção da população que receberá os donativos e também dos servidores que farão as triagens.
Alguns cuidados
Ao doar, é fundamental que realize a separação e identificação das roupas masculinas, femininas e infantis em sacolas diferentes. Em caso de doações de calçados, prenda um pé no outro para não se separarem, se estiverem sem cadarço, prenda com um elástico.
Atenção aos pontos de arrecadação
Unidade Centro: Rua Antônio Maria Coelho, 1668, Centro;
Unidade Afonso Pena: Avenida Afonso Pena, 3850, Centro;
Unidade Belmar: Rua Arthur Jorge, 77, Centro;
Unidade Fórum: Rua da Paz, 14, Jardim dos Estados.
DPGE: Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, s/n, bloco IV, 1º andar, Parque dos Poderes.
Segunda Instância e Escola Superior da DPMS: Rua Raul Píres Barbosa, 1464 - Chácara Cachoeira;
Casa da Mulher Brasileira: Rua Brasília, Lote A, Quadra 2 s/n - Jardim Imá;
Fácil Aero Rancho: Avenida Marechal Deodoro, 2606, no Bairro Aero Rancho; e
Fácil Coronel Antonino: Rua Santo Ângelo, 51, Coronel Antonino.