MS registra mais de 2 mil casos de violência doméstica no primeiro semestre de 2014

Crimes de violência domésticas aumentam no primeiro semestre do ano

  • Redação

O número de ocorrências que registram crimes de violência doméstica no Mato Grosso do Sul aumentaram pouco mais de 3,5% no primeiro semestre de 2.014, em comparação com 2013. Segundo o site de estatísticas da Secretaria de Estado de Justiça e segurança Pública 2.101 casos foram computados pela polícia, entre 1º de janeiro e 13 de junho de 2014. Em 2012, no mesmo período 2027, pessoas deram queixa sobre o assunto.

Entre ontem (12) e hoje (13), Dia dos Namorados e Dia de Santo Antônio – o santo casamenteiro, foram 14 casos. As vitimas ainda são em maioria mulheres.

Em uma entrevista dada em março, o Procurador de Justiça Francisco Neves Junior, Coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, vinculado ao Centro de Apoio Operacional Criminal do MP/MS, afirmou, ainda, que “a violência contra as mulheres não está confinada a uma cultura, uma região ou um País específico, nem a grupo de mulheres em particular dentro de uma sociedade”.

Ele lembrou que este crime prejudica as famílias, as comunidades de todas as gerações e reforça outros tipos de violência predominantes na sociedade.

Cartilha

A Polícia Militar do Estado, de forma inédita, lançou em março deste ano uma cartilha denominada POP (Procedimento Operacional Padrão). Segundo o comandante geral da PM/MS, Coronel Carlos Alberto David dos Santos, o documento é um protocolo com procedimentos e condutas adequadas no atendimento à mulher vítima deste crime.