Membras do Comitê Mulher da Sicredi Centro-Sul MS/BA participam do Summit Mulher 2023

Evento reuniu mulheres das cooperativas da Central e teve como tema “O protagonismo feminino rende um futuro melhor"

  • Assessoria
O evento aconteceu em Campo Grande, no final de outubro e foi uma realização da Central Sicredi Brasil Central (Foto: Divulgação)
O evento aconteceu em Campo Grande, no final de outubro e foi uma realização da Central Sicredi Brasil Central (Foto: Divulgação)

Membras do Comitê Mulher da Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – participaram da segunda edição do Summit Mulher, que este ano teve como tema central “O Protagonismo Feminino rende um mundo melhor”. Ao todo, 18 integrantes do Comitê Mulher estavam presentes, associadas dos municípios da área de atuação da Cooperativa.

O Summit Mulher 2023 foi promovido pelo Sicredi e reuniu cerca de 200 lideranças das sete cooperativas que fazem parte da Central Sicredi Brasil Central, contemplando os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Oeste da Bahia. O evento teve três blocos que abordaram: o passado com a ancestralidade, o presente com as conquistas e o futuro com o planejamento.

O objetivo do Comitê Mulher, segundo a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Mirtes Moreno, é trazer ainda mais mulheres para a Cooperativa. “O Summit Mulher trouxe essa proposta de cumplicidade, de união, de fazer as mulheres olharem para si resgatando toda a sua força, pensando também no planejamento de ações que possam empoderá-las”, destacou.

A membra Marilene Nonato Lampugnani, que também é coordenadora de núcleo da Agência Itaporã, ressaltou que o Comitê Mulher permitiu o autoconhecimento e o empoderamento. “Hoje, o meu planejamento de ação é empoderar mulheres que fazem parte do meu círculo de relacionamento”, disse.

O evento aconteceu em Campo Grande, no final de outubro e foi uma realização da Central Sicredi Brasil Central.

O Comitê Mulher

O Comitê Mulher da Sicredi Centro-Sul MS/BA foi criado em 2022 com o intuito de formar lideranças femininas para exercerem a gestão em todos os níveis da organização. A proposta integra o programa nacional do Sistema Sicredi que discute e amplia, em âmbito global, a participação das mulheres no mundo do cooperativismo.

Os encontros de capacitação do Comitê Mulher da Sicredi Centro-Sul MS/BA são bimestrais e acontecem de forma remota. Já os encontros de abertura e de encerramento do ano são presenciais. Desde a sua criação, o grupo já se reuniu oito vezes para debater propostas de alinhamento e aprimoramento, além da troca de experiências com outros comitês do sistema. Todos os encontros têm foco em uma liderança autêntica, transformadora e de autoconhecimento.

Para 2024, haverá continuidade das capacitações que seguem um cronograma proposto pela Fundação Sicredi. Já os projetos a serem desenvolvidos e realizados serão tema do planejamento anual do grupo que acontecerá em novembro, em Dourados, encerrando as atividades do ano.

Summit Mulher

O primeiro painel “Honrando nossas ancestrais” foi ministrado por Gisele Gomes, que destacou em sua fala a importância de revisitarmos o passado em todo o tempo enfatizando que poder é transformar a própria vida e a dos outros ao redor. “Nossa história é nosso poder e muitas não se dão conta disso e não valorizam a sua própria história de vida”. Gisele é doutoranda e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, embaixadora da Rede Global de Mulheres Líderes/WOCCU e colunista da Revista Aldeia sobre o tema mulher.

Ana Paula Candeloro, que ministrou o segundo painel “Liderança Feminina”, destacou a questão humana como um propósito interior, enfatizando a importância de saber ouvir os “designos da alma”, compartilhando sua experiência de 30 anos no mercado financeiro. Ana Paula é advogada, pós-graduada em Finanças Sustentáveis e mestre em Liderança em Sustentabilidade, especialista em Governança Corporativa, fundadora e CEO da YIESIA - Aceleração de Negócios Sustentáveis e membra do Comitê de Riscos do Banco Sicredi.

A programação continuou com o painel “Fortalecendo as conquistas – Na Roda com Elas”, ministrado por Eloisa Ribeiro, psicóloga e coach de carreira. O momento foi de muita emoção onde mulheres compartilharam suas histórias de vida, de entusiasmo, resiliência, persistência e coragem. Eloisa é pós-graduada em Gestão de Pessoas e em Gestão Empresarial e facilitadora em processos de desenvolvimento de liderança e em temáticas do universo feminino.

No período da tarde, o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira facilitou o painel “Fortalecendo as conquistas HeforShe – liderança autêntica”, que também contou com a participação de liderança femininas do Sicredi. “O Sicredi acredita que o desenvolvimento da liderança feminina é fundamental para o nosso negócio e também atende o ODS 5 de Igualdade de Gênero do Pacto Global da ONU”.

Desenhando o Futuro

Encerrou o evento a empreendedora social, Ana Fontes, com o painel “Desenhando o Futuro”, que trouxe dados importantes sobre a participação feminina e a sua sub-representação em áreas importantes, como política, área jurídica, alta liderança e conselhos.  Ana é fundadora da Rede Mulher empreendedora e do Instituto RME, Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil, vencedora do Prêmio Executivo Valor 2023 na categoria Empreendedorismo Social.

“Mesmo as mulheres sendo 52% da população, 50% dos empreendedores e 80% das decisões de compra das famílias, ainda são sub-representadas em ambientes de poder, com apenas 17% na política, 14% na alta liderança, 10% do judiciário e apenas 6% nos conselhos”, evidenciou Ana Fontes.

Ela trouxe mais características do empreendedorismo feminino. “Nasce uma criança, nasce uma mãe, nasce uma empreendedora. A maternidade é o gatilho para empreender”. Ana Fontes destacou ainda os desafios que as mulheres enfrentam, como o acesso ao capital e aos ambientes de inovação e enfatizou a economia do cuidado. “75% de todo o trabalho de cuidado é feito pela mulher, como cuidar dos filhos, do pet, da família e isso não é valorizado, não é compartilhado, não é remunerado. E quando a mulher investe, ela pensa na família, na educação dos filhos, no entorno de onde ela está, empregando também outras mulheres. As empresas com mulheres são mais lucrativas”.

Sobre a Sicredi Centro-Sul MS/BA

A Sicredi Centro-Sul MS/BA é uma instituição financeira cooperativa que possui 48 agências espalhadas por 38 municípios do Mato Grosso do Sul e 54 municípios da Bahia. A Cooperativa oferece mais de 300 soluções para o seu dia a dia e para o dia a dia do seu negócio, te envolvendo nas decisões, fortalecendo a região onde atua, dividindo os resultados.

O atendimento a todo associado é feito presencialmente, via WhatsApp (51) 3358-4770 ou pelos telefones 3003-4770 ou 0800 724 4770.

Conheça a Cooperativa pelo site www.sicredi.com.br/home  e pelas redes sociais no Instagram @sicredicentrosulmsba e no Facebook @SicrediCentroSulMSBA


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.