Juízas de MS participam de oficina de formação da Enfam em Brasília

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

Ontem e hoje (13), as juízas Katy Braun do Prado, da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso da Capital, e Luíza Vieira Sá de Figueiredo, da Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Corumbá, estão participando da Oficina de Avaliação e Planejamento, promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A ação formativa tem como objetivos analisar aspectos da atuação docente e da equipe pedagógica em relação às atividades de orientação/acompanhamento e coordenação em 2019, além de discutir proposições de ações/estratégias para melhoria do trabalho educativo em 2020.

Durante as 20 horas-aula de trabalho, os magistrados irão elaborar a ementa e o plano de ensino do tema da aula, de forma alinhada às diretrizes da Enfam e com a definição de estratégias de ensino-aprendizagem que melhor atendam aos objetivos e carga horária da programação do curso.

Pela programação, os 30 participantes serão divididos em 14 grupos: 1) Ética e humanismo; 2) Demandas repetitivas e os grandes litigantes; 3) Mediação e conciliação; 4) Gestão de pessoas; 5) O juiz, a sociedade e os direitos humanos; 6) O juiz e o mundo virtual; 7) O juiz e o controle de convencionalidade; 8) Impacto social, econômico e ambiental das decisões judiciais e a proteção do vulnerável; 9) Políticas raciais; 10) Questões de gênero; 11) Infância e juventude; 12) Justiça Restaurativa; 13)  Sistema carcerário; 14) O Juiz Contemporâneo.

A juíza Katy Braun integra o grupo de formadores da Enfam na área de Infância e Juventude e a juíza Luíza trata dos temas Gestão de Pessoas e Questões de Gênero. Importante lembrar que os cursos de formação inicial têm o propósito de possibilitar ao juiz recém-ingresso acesso à informações, ferramentas e recursos que orientem a estruturação de competências profissionais.

O evento está previsto para terminar no final da tarde desa sexta-feira.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.