I Fórum Internacional sobre Violência contra a Mulher será nos dias 3 e 4

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Judicial de MS e da  Coordenadoria da Mulher, em parceria com a Cátedra Unesco/UFGD “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras” e a ONU Mulheres Brasil, realiza, nos dias 3 e 4 de outubro, no Novotel, o I Fórum Internacional sobre Violência contra a Mulher. Com objetivo de promover o debate sobre a violência doméstica, o evento abordará os subtemas: patriarcado, feminismos e masculinidade positiva.

A ação visa atender os objetivos constantes da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à violência contra a Mulher, instituída na Resolução nº 254/2018 do CNJ, a Agenda 2030, em especial ao ODS 5 - Igualdade de Gênero, promover um espaço de debates e troca de conhecimentos que traga significativo avanço para sociedade, além de cumprir o plano de ação proposto na adesão à iniciativa do Movimento de solidariedade HeForShe-ElesPorElas, da ONU Mulheres, pela igualdade de gênero.

Programação – O Fórum começa na quinta feira (3), às 8 horas, com credenciamento, e passará aos debates dos seguintes temas: Feminicídio: revertir la marca final de la politica de la muerte de las mujeres, com Julia Monárrez; Patriarcado Jurídico, com Danielle Christine Barros Tavares e o Des. Roger Raupp Rios (TRF 4ª Região); e Feminismo Negro, com Maria Sylvia Aparecida de Oliveira.

Já na sexta-feira (4), a partir das 8 horas, o Fórum Internacional continuará com os temas: Educação para equidade de gênero, ministrado pelo Prof. Dr. Fernando Seffner (UFRGS); História do feminismo, com Jacy Curado (UFMS); Masculinidades positivas, com Caio César dos Santos; e o debate sobre a Rede de Enfrentamento e Atendimento à Mulher em situação de Violência, com Aparecida Gonçalves e Vanessa Vieira.

Discutirão as temáticas os seguintes debatedores: Des. Roger Raupp Rios (TRF 4ª Região), Prof. Dr. Losandro Antônio Tedeschi (UFGD), Ângela Vanessa Epitácio (Coletivo de Mulheres Negras de MS “Raimunda Luzia Brito), Prof. Dr. Flávio Adriano (UFMS), Jaqueline Aparecida Martins Zarbato e o Prof. Me. André Masao Peres Tokuda (AEMS/ Três Lagoas).

As palestras serão coordenados pelas juízas Helena Alice Machado Coelho, Jacqueline Machado, Bruna Tafarelo, Tatiana Said e Thielly Dias de Alencar Pithan e Silva, e pelo juiz Alessandro Leite Pereira, além da professora Marisa Lomba, da UFGD.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.