Humap fica em 1º lugar no número de manifestações da Rede Ebserh

Foram 5.085 registros realizados em 2023, sendo 3.854 elogios

  • Assessoria/Ebserh
Foto: Divulgação/Ebserh
Foto: Divulgação/Ebserh

Em 2023, a Ouvidoria do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), ficou em primeiro lugar no ranking de número de manifestações registradas na Rede Ebserh. Ao todo foram 5.085 registros realizados no período de 12 meses, o que dá uma média de 423,75 demandas de Ouvidoria por mês.

Dentre os 41 hospitais universitários administrados pela Ebserh, o Humap sempre foi destaque na Rede por conta dos altos índices de registros na Ouvidoria, sobretudo de elogios, o que reflete a confiança dos usuários externos e internos no trabalho desenvolvido pela Ouvidoria e na mediação entre a administração pública e o cidadão.

Embora o Humap seja um hospital de médio porte, no ano de 2023, em números absolutos, passou à frente de hospitais de grande porte em quantidade de demandas e garantiu a liderança no ranking da Rede.

Dos 5.085 registros realizados em 2023, 3.854 foram elogios, o equivalente a 75,79% do total, e conferiu ao Humap ficar no pódio dos elogios pelo 5º ano consecutivo das unidades públicas federais mais elogiadas no país. Em 2019 e 2020, o Humap-UFMS ficou em 2º lugar no ranking nacional de elogios; em 2021 e 2022 protagonizou o 1º lugar como instituição pública federal mais elogiada nacionalmente e, em 2023, ocupou o 2º lugar.

Outro ponto fundamental é o prazo de resposta, onde a meta da Rede é de no máximo 10 dias, e o Humap sempre galgou um dos menores tempos, sendo que em 2023, o tempo médio de resposta foi de 5,86 dias e, na primeira quinzena de 2024, o prazo está em 1,83 dias. Esse tempo tão reduzido é fruto da parceria entre as chefias das áreas responsáveis com a Ouvidoria, pois o Humap conta com lideranças comprometidas com o serviço público de qualidade e em ofertar o melhor para seus usuários.

“É motivo de muito orgulho para nossa Ouvidoria estar sempre em destaque nacional, seja pelo quantitativo de demandas, que reflete a eficácia do nosso trabalho e a confiança depositada pelo usuário, seja pelo considerável número de elogios registrados, o que espelha diretamente a qualidade do nosso atendimento e dos serviços prestados nas áreas assistencial, médica e administrativa, o que nos enche de satisfação e nos motiva a cada vez mais atender nosso público com excelência”, pontuou a ouvidora do Humap, Karulina Borges Tonioli.

Rede Ebserh

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS)) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.