Homem com suspeita do novo coronavírus em MS tem 24 anos
O jovem esteve viajando por um período de 14 dias na Tailândia, com voo de conexão em Pequim na ida e voo de conexão de volta na Alemanha.
![Já foram colhidas amostras para exames e enviadas para Campo Grande. Foto: Pixabay](https://www.94fmdourados.com.br/uploads/timthumb.php?src=/https://www.94fmdourados.com.br/uploads/images/news/71469/495efff2269fe67d39e200a0ea0cba75.jpg&w=400&h=auto&a=c)
A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul confirmou que o homem internado no Hospital Regional de Ponta Porã com suspeita de coronavírus (Covid-19) tem 24 anos.
Segundo nota divulgada na manhã desta quarta-feira (26), a Secretaria foi notificada na noite de ontem, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, informando sobre um possível caso suspeito em MS para o novo coronavírus.
Conforme a Secretaria, o jovem esteve viajando por um período de 14 dias na Tailândia, com voo de conexão em Pequim na ida e voo de conexão de volta na Alemanha. Segundo a nota, ele desembarcou no aeroporto de Guarulhos e foi de carro até o município de Ponta Porã. O paciente foi atendido no Hospital Regional de Ponta Porã, apresentando febre, coriza e dor de garganta.
O jovem está internado no isolamento da unidade com sintomas leves e sendo avaliado pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso. "Ele encontra-se estável, sem sinais de agravamento, com todos os protocolos sendo seguidos pela equipe de saúde local", informa a nota.
Segundo Patrick Derzi, Secretário de Saúde de Ponta Porã, já foram colhidas amostras para exames e enviadas para Campo Grande. Disse ainda, que uma equipe de Campo Grande irá acompanhar o caso no município.
Primeiro caso confirmado no Brasil
Um homem, de 61 anos, residente em São Paulo, foi a primeira pessoa com confirmação do coronavírus no Brasil. De acordo com o R7 Notícias, o paciente esteve na Itália a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Os testes confirmaram a doença.
Mortes causadas pelo novo coronavírus
Autoridades de saúde informaram que o número de mortos na China continental chegou em 2.715, e pessoas infectadas 78.064.
Transmissão do coronavírus
De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Sintomas do coronavírus
Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.