Governo abandona rodovias federais em Mato Grosso do Sul
Só 1,9% da verba destinada ao Estado foi utilizada para conservação de estradas

O governo federal só pagou 1,93% (R$ 4,636 milhões) dos R$ 240,4 milhões que a bancada federal sul-mato-grossense assegurou no Orçamento Geral da União deste ano para manutenção das rodovias federais em Mato Grosso do Sul.
Para o coordenador da bancada federal sul-mato-grossense, deputado federal VanderLoubet (PT), as BRs 262, 267 e 163 seriam entregues à iniciativa privada, segundo estudos do Ministério dos Transportes; porém, as duas primeiras estradas foram retiradas da licitação – que ocorreu em dezembro do ano passado –, fazendo com que “a BR-262 ficasse sem investimentos.
Para o deputado federal Geraldo Resende (PMDB/MS), “realmente, a paralisia tomou conta do Dnit de Mato Grosso do Sul após a saída do ex-governador Marcelo Miranda, o engenheiro Carlos Roberto Milhorim (engenheiro-chefe do Dnit em Dourados (MS) e Guilherme Alcântara de Carvalho (também lotado em Dourados)”.
Este abandono existe, mesmo com os parlamentares federais do Estado assegurando, na peça orçamentária, R$ 240,4 milhões para conservação das rodovias federais em Mato Grosso do Sul. Entretanto, deste total, apenas R$ 57,8 milhões foram empenhados (procedimento contábil que antecede a liberação) e, destes, só foram pagos R$ 4,636 milhões, o que representa 1,93% do montante que o governo federal poderia investir. Os dados são do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal).