PF desencadeia operação em MS e prende o deputado Zé Teixeira
Entre os alvos está o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), preso em Campo Grande
Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (12) a Operação Vostok, em Mato Grosso do Sul, para combater suposto esquema de pagamento de propina a representantes da direção do governo do estado.
A operação envolve 220 policiais federais, que cumprem 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna, além de mandado em Trairão, no Pará.
Entre os alvos está o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), preso em Campo Grande, empresários e fazendeiros.
De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas a partir de colaboração de executivos de uma empresa grande de frigorífico, no início deste ano, detalhando os procedimentos adotados junto ao governo de MS para obter benefícios fiscais.
Segundo as investigações da Polícia Federal, um percentual de até 30% era revertido em proveito da organização criminosa investigada.
A PF informou ainda que durante as investigações foram juntadas cópias das notas fiscais falsas utilizadas para o disfarce desses pagamentos e os respectivos comprovantes de transferências bancárias. Consta ainda que essa empresa frigorífica teria deixado de recolher aos cofres públicos mais de R$ 200 milhões.
Operação Vostok
Vostok é o nome de uma estação de pesquisa russa localizada na Antártida, onde foi registrada uma das menores temperaturas da Terra. O nome faz referência às notas fiscais frias utilizadas para a dissimulação dos pagamentos.