Gasto do TRE com alimentação sobe 146,65% e inclui até coquetéis
Está previsto para o dia 26 de julho de 2013 a abertura de envelopes de um novo pregão para buffet
Os gastos ordinários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul com alimentação não param de crescer no atual exercício financeiro e já superam aumento de 146,65% em relação aos realizados em 2012, ano das eleições municipais. Neste ano, os gastos já somam R$ 133.552,69, sem contar R$ 35.790,00 de pregão presencial lançado hoje, conforme publicação no Diário Oficial da União, para fornecimento de coffee break e coquetéis, enquanto em 2012 somaram R$ 54.145,00.
Na contabilidade dos gastos de 2012, não foram computados os valores extraordinários usados pelo TRE para cobrir alimentação durante as eleições municipais de outubro, cujos valores totalizaram R$ 148.320,00, a partir de contrato com a empresa Palladares Restaurante Ltda-ME, com vivência a partir de 28 de junho de 2012. Os itens incluíram refeições, coquetéis e coffee breaks.
Chama atenção o fato de que até o ano passado, os gastos com alimentação do TRE praticamente se restringiram a café, mate e açúcar com vigência anual, enquanto no atual exercício foram incluídos, além destes, leite em pó desnatado e “gêneros alimentícios” diversos, sem especificação no relatório de compra direta, não consumidos pela maioria dos servidores, e grande quantidade de “água mineral”. Em 2012, os gastos com água mineral eram pequenos, não passando de R$ 2 mil, tendo subido em 2013 para R$ 12 mil com a empresa X Gás Comércio de Gás Ltda, vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro.
O TRE comprou no ano passado açúcar cristalizado com a empresa J. Brilhante Comércio Ltda, no valor de R$ 9.940,00; chá mate com a J. A. Campagna, no valor de R$ 6.255,00; e café em pó com a empresa Fino Sabor Ind. e Com. Ltda, no valor de R$ 37.950,00. As três contratações totalizaram R$ 54.145,00 e ocorreram para o período de 23 de março de 2012 a 22 de março de 2013.
Neste exercício de 2013, o TRE fez compras diretas de “gêneros alimentícios” da Psiu Alim. Ltda, por pregão em 7 de fevereiro, no valor de R$ 24.863,29; açúcar cristal (5 Kg), por pregão em 14 de maio, com CDV Com. Ltda, no valor de R$ 13.014,00; e café torrado, por pregão em 14 de maio, com Café Baronesa Ltda EPP, no valor de R$ 59.160,00.
Também foram adquiridos, por pregão em 14 de maio, junto à CDV Com. Ltda, leite em pó desnatado, no valor de R$ 11.280,00; açúcar cristal, no valor de R$ 13.014,00; e adoçante à base de sacarina, no valor de R$ 221,40. Somando-se com a compra de R$ 12.000,00 em água mineral, da X Gás Com. de Gás Ltda, totaliza R$ 133.552,69.
Novo pregão
Está previsto para o dia 26 de julho de 2013 a abertura de envelopes de um novo pregão do TRE para eventual futura contratação de prestação de serviços de buffet no valor de R$ 35.790,00. A licitação 31/2013, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, prevê o fornecimento de coffee break e coquetéis aos servidores, autoridades, convidados e participantes de eventos da Justiça Eleitoral, como solenidades, cursos de capacitação e treinamentos.
Nesta segunda-feira (15) começou o prazo para entrega das propostas. O pregão será realizado através do site Compras Net, portal de compras do governo federal.
O TRE foi questionado sobre o aumento dos gastos com alimentos e o fato de a sociedade ter cobrado nas ruas mudanças de posturas dos dirigentes de órgãos públicos, tendo levado inclusive a Câmara de Campo Grande e o Ministério Público a anunciarem cancelamento de contrato de lanchinhos, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta.
Levantamentos realizados pela imprensa mostram que, no total, os gastos do Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Assembleia legislativa e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com cafés e lanches superam R$ 1 milhão neste ano. O gasto maior é o do TJMS, R$ 702 mil, seguido pelo do MPE, R$ 260 mil, TRE 133,5 mil e Assembleia, R$ 77 mil.