Final de ano movimenta R$ 1 bilhão na economia de Mato Grosso do Sul

Montante é 17,44% maior que o ano de 2022, conforme aponta a pesquisa do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS) e Sebrae MS

  • Redação com Fecomércio-MS
Foto: Saul Schramm
Foto: Saul Schramm

O final do ano de 2023 irá movimentar R$ 1 bilhão na economia de Mato Grosso do Sul, montante 17,44% maior que o ano de 2022, conforme aponta a pesquisa do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS) e Sebrae MS.

“A maior parte da movimentação, R$ 410,07 milhões, será com as comemorações de Ano Novo, seguidas dos presentes de Natal, que correspondem a R$ 355,71 milhões e as comemorações de Natal, R$ 239,32 milhões”, informa a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Sozinho, o Natal vai movimentar R$ R$ 595,02 milhões, um aumento de 7% comparado a 2022, com um gasto médio de R$ 628,05. Dos entrevistados, 71,83% informaram que presentearão e 54,67% comemorarão a data. As comemorações serão íntimas, especialmente entre familiares (59,5%) e as pessoas que moram na casa (28,8%).

Presentes – Filhos, netos, enteados e afilhados serão os principais presenteados (59%), seguidos dos  pais, avós e tios (23%). Quanto aos presentes, as roupas lideram as escolhas (53%), seguidas de calçados (43%) e brinquedos (34%).

As compras presenciais, em lojas físicas, são preferência da grande maioria, 88% informaram essa modalidade e  a qualidade será o fator preponderante na escolha, apontada por 62% dos entrevistados. Quanto aos atrativos, 81% dos consumidores esperam desconto no pagamento à vista e 43% informam que pretendem parcelar no cartão de crédito. O atendimento é outro fator importante, apontado por 20% dos entrevistados.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, dá algumas dicas aos empresários. “Garantir a qualidade do atendimento é muito importante, então capacite a equipe, tanto o pessoal de vendas, quanto todas as pessoas envolvidas na operação parque saibam fazer uma boa abordagem como cliente, para que entenda sua necessidade e consiga se comunicar de forma eficaz”. Paulo ressalta que é importante se antecipar na contratação, justamente para oferecer o treinamento. “Trabalhe a decoração com itens relacionados ao Natal, estímulos visuais bem trabalhados chamam atenção do cliente e ajuda na conquista daquele que ainda está indeciso”, acrescenta Paulo.

Ano Novo e 13º - A pesquisa também apontou tendências para o Ano Novo e gastos programados com o 13º salário. Neste ano, a movimentação com as comemorações de passagem de ano devem aumentar 37%, com destaque para comemorações entre familiares e amigos próximos (56%), com as pessoas que moram na casa (20,75%) e viagens (8,98%). O gasto médio com o réveillon deve ficar em R$ 311,68.

Tanto no Natal quanto no Ano Novo, as ceias em casa ou na casa de amigos e familiares sobressaem como a principal forma de comemoração.

Sobre o benefício natalino, dentre os entrevistados, 53,58% informam que não irão receber, enquanto 46,42% terão 13º. Há uma equivalência entre os que pretendem pagar dívidas em atraso e os que irão poupar, ambos em 24% dos entrevistados. Outros 20% pretendem gastar justamente com as comemorações e viagens de fim de ano, ao passo em que 10% pagarão contas de início de ano, como impostos e material escolar.

A pesquisa foi aplicada entre 01/11 a 07/11 de 2023, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito e Corumbá/Ladário e Três Lagoas e ouviu 1.981 pessoas com intervalo de confiança de 95%.

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