Estiagem e calor batem recorde em agosto; 8 cidades não tiveram chuva

  • Campo Grande News
Lago na região do Parque dos Poderes está secando com os 30 dias sem chuvas na Capital (Marcelo Victor)
Lago na região do Parque dos Poderes está secando com os 30 dias sem chuvas na Capital (Marcelo Victor)

Mato Grosso do Sul registrou o mês de agosto seco e quente. Não choveu nenhum milímetro em oito municípios. Em Campo Grande só choveu 54,7% da média histórica para o mês. Só em uma cidade, Miranda, choveu acima da média histórica dos últimos 50 anos.

Na Capital, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), só choveu em um dos 31 dias do mês passado. A chuva somou 17,2 mm, pouco mais da metade esperava para o mês (31,4 mm, considerando-se a média histórica).

Além da seca, o campo-grandense também enfrentou muito calor. A temperatura máxima bateu em 35,1º C no sábado. Por pouco, os termômetros quebraram o recorde dos últimos 26 anos. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 29 de agosto de 1988, a máxima na Capital foi de 35,8º C.

Em oito cidades não houve chuva em nenhum dia, apesar da média histórica oscilar entre 21 e 30,4 mm: Água Clara, Três Lagoas, Cassilândia, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Aquidauana e Ribas do Rio Pardo.

A estiagem atinge outras regiões do Estado, conforme a meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga. Nos municípios de Sonora e Coxim, na região norte de MS, só choveu um dia e somente 0,2 mm, contra a média de 21,6 e 35,8 mm, respectivamente.

Em Ponta Porã, na região sul do Estado, choveu 19mm, 33% dos 57 mm esperados para o mês passado. Dourados, segunda maior cidade do Estado e um dos maiores produtores de grãos, só teve 7,4 mm de chuva, 16,7% dos 44,3 mm previstos na média histórica para o mês.

A estiagem deve acabar nesta semana. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuva até quarta-feira em todas as regiões do Estado. No entanto, o calor continua e as temperaturas devem oscilar entre 17º C e 39º C até sexta-feira.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.