Ejud-MS realiza 1º módulo do Curso de Formação de Formadores para magistrados

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

A Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), atendendo ao seu programa de formação de formadores, realizado em conformidade com normativos da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), na manhã de hoje (11), iniciou o “Curso de Formação de Formadores Ejud-MS – Módulo 1, Nível1” (FoFo), voltado exclusivamente para magistrados.

Esse primeiro módulo seguirá até o dia 13 de abril e durante esses três dias, 30 juízes que já ministravam cursos na Ejud-MS ou que agora ingressam no corpo docente da Ejud-MS irão desenvolver suas competências relativas ao exercício da docência consagradas nas diretrizes pedagógicas da Enfam e no recentemente elaborado Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Judicial, tudo com o propósito de aumentar o número de magistrados formadores em atenção ao teor da Resolução Enfam n. 2 de 26 de abril de 2018, bem como auxiliar no alcance do padrão de qualidade almejado pela Ejud-MS.

Conduzidas pelo professor doutor Erisvelton Silva Lima e pelo juiz direito do TJPA Fábio Penezi Povoa, ambos formadores da Enfam, as aulas abordarão os temas “A docência no contexto da magistratura – O desenvolvimento da formação de Magistrados; “Formação para o desenvolvimento de competências e Planejamento de Ensino e Planejamento de aula – Atividade Prática”.

Em sua totalidade o curso possui mais dois módulos, sendo o segundo pelo método EAD e o terceiro novamente presencial, atingindo, assim, uma carga horária de 80 horas-aula. Ao final do mesmo, a Ejud-MS já começará a dar corpo a seu Banco de Docentes, motivo pelo qual mostra-se necessário ofertar os subsídios teóricos e práticos aos interessados em atuar nas ações educacionais, desde a sistematização do planejamento de ensino, conforme delineado no mencionado PPP, até as etapas de execução no ambiente de sala de aula.

“Eu parabenizo a cada um dos senhores e das senhoras pela iniciativa de estarem presentes aqui hoje, iniciando esse curso, com nossos queridos professores, Fábio Penezi e Erisvelton, dois nomes de referência no Brasil. Em cima do nosso Regimento Interno e do nosso Projeto Político-Pedagógico, elaborados ano passado, que nós temos a possibilidade de começarmos a realizarmos as ações educacionais da Escola nos padrões que sempre desejamos fossem atingidos pela Escola”, disse o Desembargador Dorival Renato Pavan, diretor-geral da Ejud-MS, ao abrir o curso.

O diretor-geral também ressaltou o desejo de realizar todos os outros módulos no tempo mais breve possível. “São técnicas diferentes que vão ensejar a possibilidade aos senhores e senhoras de se enquadrarem dentro das exigências da Enfam e se tornarem docentes. Nós queremos que participem depois ativamente de todas as atividades da Escola, tanto dessa diretoria atual, quanto de todas as próximas, pois a Escola continua e nós temos um compromisso com nossos colegas juízes e servidores na formação tanto inicial, quanto na continuada”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.