Dos oito deputados federais de MS, apenas dois não irão se candidatar novamente em 2014
Na atual legislatura, Mato Grosso do Sul é representado na câmara federal, em Brasília-DF, pelos deputados: Marçal Filho (PMDB); Vander Loubet (PT); Antônio Carlos Biffi (PT); Reinaldo Azambuja (PSDB); Akira Otsubo (PMDB); Fábio Trad (PMDB); Luiz Mandetta (DEM) e Geraldo Resende (PMDB). Destes, apenas Azambuja e Akira não vão disputar a vaga novamente.
O tucano deixa a câmara federal para disputar a vaga de governador do estado. Já o deputado da região do bolsão, abandona a carreira política em virtude de problemas de saúde gerados por um câncer no estômago.
O deputado Marçal Filho, que ocupou uma das cadeiras pela primeira vez em 1996, ao substituir André Puccinelli, que deixou o cargo para disputar a prefeitura da capital, acredita que seu trabalho em prol do povo sul-mato-grossense é o seu maior legado.
Marçal, além de inúmeras emendas que contribuem com a melhoria da infra-estrutura de diversos municípios do estado, também atuou em defesa dos trabalhadores, como foi o caso da PEC das domésticas, que garantiu mais direitos à esta classe que historicamente ficava à margem das leis trabalhistas.