Dengue faz mais uma vítima na região da Grande Dourados
Óbito confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde foi de uma mulher de 68 anos, sem comorbidades relatadas, residente em Laguna Carapã
Boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (29) pela Secretaria de Estado de Saúde revela que a dengue fez mais uma vítima na Grande Dourados. Trata-se de uma mulher de 68 anos, sem comorbidades relatadas, residente em Laguna Carapã.
Embora a data de início dos sintomas seja 1º de abril e de óbito o dia 10 daquele mesmo mês, a confirmação da causa só ocorreu na sexta-feira, 25 de agosto.
Esse município com população estimada em 6.799 habitantes pelas autoridades de saúde pública soma 384 casos prováveis de dengue, com incidência de 5.647,9 para cada grupo de 100 moradores, classificada como alta, e 360 diagnósticos.
Também de Laguna Carapã, houve o óbito de um homem de 36 anos, sem comorbidades relatadas, em 21 de março. Ele teve os primeiros sintomas no dia 17 daquele mês e a confirmação da causa ocorreu em 31.
Ainda na Grande Dourados, a dengue matou uma mulher de 28 anos, sem comorbidades relatadas, moradora em Douradina. Ela teve os primeiros sintomas em 8 de abril e morreu no dia 13 daquele mesmo mês. A confirmação ocorreu em 3 de julho.
Polo dessa região localizada no interior de Mato Grosso do Sul, Dourados tem 1.498 casos prováveis e 1.469 confirmados da doença, com cinco óbitos.
A primeira vítima douradense foi um adolescente de 14 anos sem comorbidades relatadas que faleceu em 13 de fevereiro. Depois, houve a confirmação do óbito de um idoso de 81 anos com Hipertensão Arterial, no dia 5 de abril.
Posteriormente, uma idosa de 72 anos com hipertensão arterial, cujos primeiros sintomas surgiram em 17 de abril, faleceu no dia 23 daquele mesmo mês. Porém, somente em 9 de maio houve a confirmação.
Depois, um homem de 43 anos sem comorbidades morreu por coinfecção de dengue e chikungunya. Embora os primeiros sintomas tenham surgido em 14 de abril e o óbito ocorrido em 2 de maio, a confirmação da causa só foi feita em 22 de maio.
Mais recentemente, uma mulher de 25 anos, sem comorbidades relatadas. Ela teve início dos sintomas em 1º de maio e faleceu no dia 16 daquele mesmo mês. A confirmação ocorreu em 22 de junho.
Em todo o Mato Grosso do Sul, são 47.885 casos prováveis e 38.552 diagnósticos de dengue, com 36 óbitos confirmados (18 pelo sorotipo Dengue 1) e sete em investigação.