Defensoria encontra erro em inventário e garante restituição de R$ 11,3 mil para mulher

  • Redação com Defensoria Pública MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo da Família e Sucessões (Nufam), garantiu o direito à compensação/restituição de R$ 11.353,16 a uma assistida de Campo Grande após pagamento indevido em processo de inventário.

A assistida procurou a Defensoria Pública em 2021, devido a um processo de inventário aberto por um profissional privado. Em princípio, o caso foi analisado pelo defensor público Daniel Provenzano e servidora Julia Pontel, que constataram um pagamento indevido de um dos impostos.

“A assistida fez o pagamento do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) sobre um bem imóvel isento. Além disso, os numerários foram declarados em valor superior do registro bancário”, explica.

O Defensor então retificou os valores informados e a coordenador do Nufam, defensor público Carlos Bariani, por meio do setor de ITCD no cartório de sucessões, propôs recurso administrativo contra a cobrança a maior do imposto.

“O que retornou deferido em favor aos sujeitos passivos da obrigação tributária, no caso, a assistida que também é herdeira no processo de inventário”, destacou o coordenador.

Além da qualificação técnica de servidores e servidoras que atuam no setor de ITCD, o resultado é fruto de trabalho em equipe.

“Um trabalho entre cartório de sucessões, defensor e assessoria da vara responsável e coordenação do núcleo, o que garante ainda mais qualidade no atendimento dos assistidos, preservando seus direitos de forma efetiva”, pontua a servidora Julia Pontel.

Trabalho em rede - Devido à qualificação do setor específico, a coordenação do Nufam firmou parceria com diversas Defensorias do interior do Estado. As comarcas, então, encaminham os processos de inventário para o setor de ITCD do Nufam de Campo Grande, o qual é o responsável por todo o trâmite na apuração do imposto, análise de documentação e recursos administrativos.

O Nufam em Campo Grande recebe solicitações de preenchimento das guias das comarcas de:

Água clara

Bataguassu

Brasilândia

Deodápolis

Dourados

Naviraí

Sidrolândia

Terenos

Anaurilândia

Aquidauana

Bandeirantes

Batayporã

Chapadão do sul

Corumbá

Dois irmãos do buriti

Eldorado

Itaporã

Itaquirai

Maracaju

Nova Andradrina

Paranaiba


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.