Coordenadoria da Infância e da Juventude debate violência sexual nas escolas

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

Nesta terça-feira, dia 25 de outubro, a Escola Estadual Profª Élia França Cardoso, no Jardim São Conrado, sediou um trabalho especial realizado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS (CIJ): uma ação interativa com aproximadamente 72 estudantes para apresentar e discutir o livro Estrelas na Cabana e exibir o filme adaptado da história do livro.

O livro Estrelas na Cabana conta a história de um urso panda de pelúcia, que relata sua vivência com Pedro, um garoto de três anos, vítima de violência sexual que pediu ajuda para uma amiga. A obra, na narração do ursinho, mostra todo o sofrimento da vítima e a ação traiçoeira do abusador. Uma história em que a criança/adolescente tem a oportunidade de escrever o final.

A obra literária tem como autoras Débora Amaro e Viviane Vaz, e foi desenvolvida pela CIJ em parceria com a Associação Mãe Águia e o Projeto Nova. No lançamento do livro, em junho de 2021, a Desa. Elizabete Anache, que responde pela CIJ, explicou que a ideia do Estrelas na Cabana surgiu antes da pandemia e o material foi produzido a fim de se desenvolver um trabalho nas escolas de Campo Grande.

O objetivo, segunda a magistrada, é preparar crianças e adolescentes para se protegerem de possíveis abusos, identificar a violência sexual, discutir o tema, incentivar alunos a revelarem se estiverem sofrendo violências, a pedir ajuda em situações em que estejam ameaçados e a ter consciência do que se trata.

 O trabalho amanhã será realizado na Escola Municipal Profª Arlene Marques de Almeida, com quase dois mil alunos.

 Importante lembrar que a ação está prevista nas atividades da CIJ no mês de outubro em comemoração ao mês da criança. O livro está disponível no portal do Tribunal de Justiça no link https://www5.tjms.jus.br/areas/comunicacao/LivroEstrelasnaCabana.pdf .


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.