Consumo do medicamento Ritalina no MS aumentou 60%
Campo Grande está em terceiro lugar no ranking das capitais que mais utilizam a substância
A Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, emitiu um Alerta Sanitário devido aos dados apontados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) referente ao uso do medicamento metilfenidato, conhecido popularmente como Ritalina. O medicamento é comumente utilizado para tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
De acordo com dados recentes divulgados pela Anvisa, o medicamento vem apresentando um alto índice de utilização em todas as regiões do país. Em Mato Grosso do Sul, o índice apresentou um aumento percentual no consumo de metilfenidato de 60,9% entre o período de 2009 a 2011. Tais números colocam Campo Grande em terceiro lugar no ranking das capitais que mais utilizam o medicamento no Brasil, ficando atrás somente de Salvador e São Paulo.
Apesar de Mato Grosso do Sul não apresentar casos notificados de eventos adversos relacionados ao metilfenidato junto ao sistema oficial de farmacovigilância, a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul e a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária de São Paulo publicaram medidas para alertar prescritores, farmácias/drogarias e pacientes, sobre os riscos da utilização contínua e sem orientação do medicamento.