Cidades de MS estão entre as cem melhores histórias de destinos responsáveis
Municípios sul-mato-grossenses integram programa do Sistema Comércio MS
Pedro Gomes e Corguinho estão entre as TOP 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis da Green Destinations. O resultado foi divulgado hoje, 27/09, durante transmissão ao vivo pelo canal da instituição e foi desfecho de um trabalho ainda em andamento do programa Del Turismo, iniciativa da Fecomércio MS em parceria com o Senac MS, Fundação de Turismo MS e os municípios.
O concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis é uma lista anual de Histórias de Práticas inovadoras e eficazes de 100 destinos que inspiram a liderança mundial do turismo responsável. “Com essa premiação, os municípios contemplados são inseridos no centro das atenções de várias instituições em uma escala global no quesito sustentabilidade, dando destaque também para o estado de MS “, explica o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo.
O envolvimento dos empresários do trade turísticos, do município e instituições privadas no levantamento das demandas e necessidades, olhando todo a cadeia produtiva do setor, “é um dos pontos fortes do programa que respeita as características e vocação turística de cada região”, diz o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello.
A coordenadora do Del Turismo em MS e consultora de Turismo do Senac MS, Camila Fernandes, explica que estar entre os cem destinos sustentáveis é um importante passo para o Estado e, principalmente, para as cidades envolvidas, pois motiva o desenvolvimento. “A própria plataforma, com os 30 critérios já estabelecidos, já é um check list para os municípios participantes saberem para onde têm que ir, o quanto precisam investir em nível de projeto e ações para que eles possam caminhar em relação à sustentabilidade”.
Para o Diretor do Departamento Municipal de Turismo de Corguinho, José Correia Salgado, o Del Turismo possibilita uma nova visão sobre o setor. “Podemos nos organizar, planejar e executar ações que vão mudar o perfil da cidade. O programa nos capacita, fortalece o Comtur, instrui as câmaras técnicas de forma a alcançar nossos objetivos. A nossa expectativa é que, com esse apoio, Corguinho figure entre os principais destinos do Brasil.
Pedro Gomes tem como pontos fortes as cachoeiras, balneários e trilhas, todas ainda pouco frequentadas por turistas. Assim como Corguinho, a cidade já empossou e capacitou os membros das três câmaras técnicas (Gestão e Turismo; Educação e Sustentabilidade; Evento e Cultura) e cada grupo tem seu plano de trabalho dentro do Mapa Estratégico do Turismo, e um calendário de reuniões, além dos primeiros projetos para atingir as metas em 2022 e 2023. Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo da cidade, Jackeline Figueiredo, com o alinhamento e organização de todos os segmentos envolvidos no setor, “a elaboração do planejamento estratégico, as ideias, proposições, os projetos começam a seguir um fluxo efetivo e, a partir de uma construção coletiva, os resultados com impactos positivos estão aparecendo e motivam empreendedores e a comunidade a acreditar no potencial para construirmos um município com a qualidade necessária para receber esses turistas”, afirma a secretária.
Sobre a premiação – O Programa DEL Turismo levou 13 destinos brasileiros a participarem da 8a. edição do concurso global 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis. Nesta edição, além de Corguinho e Pedro Gomes, participaram os destinos de Epitaciolândia no Acre, Diamantina e Capitólio em Minas Gerais, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul (Praia de Pipa), Galinhos e Tibau no Rio Grande Do Norte, e Bombinhas, Orleans, Itá e Treze Tílias em Santa Catarina.