Carreta da Justiça atende 620 pessoas em Paraíso das Águas
Segunda-feira (6) e terça-feira (7) a equipe que atende na Carreta da Justiça registrou o maior fluxo de trabalho em Paraíso das Águas: em dois dias circularam pela unidade móvel da justiça 620 pessoas. O juiz Adriano da Rosa Bastos respondeu pelos trabalhos nessa edição no interior.
O serviço mais procurado, a exemplo de outras comarcas, foi o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento: no total foram 76 casais. A questão familiar também esteve em destaque com dois pedidos de divórcio e uma dissolução de união estável.
Foram abertas 79 novas ações e, entre agendamentos, atendimentos, consultas, informações e orientações gerais, foram registrados que 340 cidadãos daquela localidade procuraram os serviços da justiça. O representante da Defensoria Pública que acompanha a unidade móvel registrou 45 atendimentos.
A próxima cidade a receber a Carreta da Justiça será Jaraguari, nos dias 9 e 10 de junho. Destaque-se que a unidade móvel tem jurisdição em todo o Estado e competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante suas jornadas, assim como atuar em mutirões processuais, além de processos do Tribunal do Júri.
A carreta tem a estrutura de um pequeno fórum, com gabinete para o juiz, salas para Defensoria Pública e Ministério Público, recepção, espaço para advogado, além de copa e banheiros. O sucesso da iniciativa inédita no país é tão grande que foi necessário montar um roteiro de atendimento durante todo o ano.
Calendário – No segundo semestre receberão a Carreta da Justiça os municípios de Corguinho (1 e 2/8), Rochedo (4 e 5/8), Selvíria (29 e 30/8), Santa Rita do Pardo (1 e 2/9), Novo Horizonte do Sul (3 e 4/10), Taquarussu (6 e 7/10), Vicentina (7 e 8/11), Jateí (10 e 11/11), Japorã (28 e 29/11), Juti (1 e 2/12), Laguna Carapã (12 e 13/12) e Douradina (15 e 16/12).