Atleta paraolímpico palestra no lançamento da Corrida do Judiciário 2022
Com a presença do atleta paraolímpico Yeltsin Jacques, detentor do recorde mundial em Tóquio-2020, o Tribunal de Justiça de MS lançou na quinta-feira, 13 de outubro, a Corrida do Judiciário 2022. O esportista falou sobre o tema “Superando desafios: do treino até a 100ª medalha de ouro Paralímpica do Brasil”.
O evento, que será realizado em parceria com a Fundesporte, no dia 10 de dezembro, às 17 horas, foi transmitido ao vivo pelo canal do youtube do TJMS ( https://www.youtube.com/watch?v=o4RkbtpjWUE ).
Representando a administração do TJMS, o Vice-presidente do TJMS, Des. Sideni Soncini Pimentel, ele agradeceu a presença dos convidados para o lançamento de uma corrida diferenciada por permitir, pela primeira vez, a participação da sociedade antes restrita a magistrados e servidores. Ele citou ainda a inovação aos cinco primeiros colocados, que receberão troféus e prêmios em dinheiro.
“Eventos como esse demonstram a preocupação do presidente, Des. Carlos Eduardo Contar, com o ser humano, em especial com os servidores. Desde o início dessa gestão, temos desenvolvido ações que valorizam o humano e isso vem ao encontro da filosofia da administração, principalmente do nosso presidente, que procura valorizar o ser humano”.
Muitas pessoas presentes ao lançamento não conseguiram esconder a admiração pela trajetória do esportista paraolímpico Yeltsin Jacques e emocionaram-se enquanto ele compartilhava lutas enfrentadas e eventos vividos. No telão no fundo da sala, a equipe projetava o momento da conquista da primeira e a 100ª medalhas de ouro por um brasileiro em competições paraolímpicas internacionais.
"O esporte me fez conhecer 18 países, conquistar amigos, ter qualidade de vida, e com ele aprendi a superar as dificuldades. Nasci com uma má formação na retina e predisposição à cegueira, fui diagnosticado aos dois anos. Mas enquanto uns chorariam diante dessa dificuldade, minha família escolheu vender lenços. Enquanto nas adversidades alguns desistem, outros escolhem bater recordes”, afirmou o atleta vencedor.
Ao final da palestra ele ressaltou: “parabenizo o TJMS pela iniciativa e convido a todos para participar dessa corrida. São provas que realizam sonhos, que permitem alcançar objetivos. Você que ainda não conhece a corrida de rua saiba que ela é viciante, é uma paixão, proporciona saúde, qualidade de vida, enfim, inscrevam-se e participem. Muito obrigado”, concluiu.
Importante lembrar que a corrida é uma ação idealizada pelo Des. Carlos Eduardo Contar, presidente do TJMS, para difundir hábitos de vida saudáveis, agregando a prática esportiva regular e orientada à rotina dos magistrados, servidores, colaboradores do Poder Judiciário e à sociedade como um todo, além disso, a prática esportiva é imprescindível para o bem-estar físico e mental, promovendo a qualidade de vida e a saúde das pessoas.
As inscrições estão abertas no www.tjms.jus.br/corrida até o dia 18 de outubro, até as 17 horas, exclusivamente para magistrados e servidores. A partir de 18 de outubro, às 17h01, estarão abertas para o público em geral até o preenchimento das 500 vagas disponibilizadas ou até o dia 31 de outubro - o que acontecer primeiro.
O percurso será no Parque dos Poderes, com saída da frente do Tribunal de Justiça, para todas as modalidades. Na categoria corrida serão 5 e 10 quilômetros e haverá ainda a caminhada de 5 quilômetros. Os cinco primeiros classificados nos 10 e 5 quilômetros da categoria corrida serão premiados em dinheiro, do primeiro ao quinto colocado, masculino e feminino.
Todos os participantes receberão medalha e a entrega dos kits, com camiseta e outros itens surpresa, será no dia 10 de dezembro, dia da prova, das 9 às 12 horas, na frente do prédio do Tribunal de Justiça, entrada pela Avenida Mato Grosso.
Currículo - Yeltisin Jacques Ortega é natural de Campo Grande (MS) e nasceu com baixa visão que, gradativamente, foi progredindo até torná-lo cego.
Conheceu o atletismo auxiliando um amigo, também deficiente visual, a correr. Iniciou sua carreira em 2007, com participação em várias competições nacionais e internacionais, com destaque para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Parapan-Americanos de Lima 2019 e de Toronto 2015, além do Mundial de 2013 na França, dos quais foi medalhista.
Yeltisin é recordista mundial nos 1.500 metros, vencedor do Prêmio Melhores do ano - Surto Paralímpico 2021 e reconhecido como uma das 30 personalidades de 2021 pela Revista Forbes.