Aprovado projeto que prevê acompanhamento domiciliar a pacientes com câncer
![Foto: Luciana Nassar](https://www.94fmdourados.com.br/uploads/timthumb.php?src=/https://www.94fmdourados.com.br/uploads/images/news/68998/751b680cd7bd8ba08f60f5140538857b.jpg&w=400&h=auto&a=c)
Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram na terça-feira (29), em primeira votação, Projeto de Lei que institui o “OncoDia de prevenção e atendimento aos pacientes de câncer”. De autoria do deputado Marçal Filho (PSDB), a proposta é semelhante ao programa Hiperdia, destinado ao acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial e diabetes.
Conforme o Projeto de Lei, o objetivo do OncoDia é o de estabelecer um dia na semana para o atendimento ambulatorial, acompanhamento, orientação, assistência e promoção da saúde de pacientes com câncer cadastrados e vinculados à rede básica de saúde.
Para colocar em prática o OncoDia, o atendimento será realizado por equipes interdisciplinares formadas por médico, psicólogo, assistente social e enfermeiro, vinculados à atenção básica, sendo destinado às pessoas com câncer que realizem o tratamento em seu convívio familiar, sem estágios que incidam em internação hospitalar.
Os postos de saúde possuem um planejamento no que se refere ao Hiperdia (dia de acompanhamento a hipertensos e diabéticos), Dia das Gestantes, porém, segundo os profissionais de saúde contatados pelo deputado Marçal Filho, faz-se necessário um acompanhamento das pessoas com câncer e de seus familiares. Muitos deles sentem-se sozinhos, podem entrar em depressão e até mesmo abandonar o tratamento. “Por isso tomei a iniciativa de criar esse projeto e espero que o poder público seja sensível de colocá-lo em prática”, avalia o deputado Marçal.
Agosto cinza
Outro Projeto de Lei aprovado pelos deputados nesta terça-feira, desta vez em segunda votação e que segue para ser sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja, institui no Estado o “Agosto Cinza”, período de ações sobre conscientização de combate aos incêndios e prevenção de queimadas. Também de autoria de Marçal Filho, o projeto propõe ao poder público desenvolver ações mais eficientes e pontuais para a conscientização da população acerca do combate aos focos de incêndio e queimadas, por meio de procedimentos informativos, educativos, audiências públicas.
Mato Grosso do Sul, este ano, tem sido um dos estados que lideram o ranking de aumento de queimadas em comparação com o ano anterior. Os focos já são três vezes maiores de janeiro a agosto, um aumento superior a 210% nas queimadas.