Apesar de liberar uso de máscaras, Estado recomenda uso em locais fechados

  • Redação 94 FM
Foto: Chico Ribeiro/Portal MS
Foto: Chico Ribeiro/Portal MS

O governo publicou hoje (11), um dia após desobrigar o uso de máscara em Mato Grosso do Sul, no DOE (Diário Oficial do Estado), a recomendação para que o item seja utilizado em locais fechados, unidades de saúde, escolas e transporte coletivo.

Conforme a Resolução nº 016/SES (Secretaria Estadual de Saúde), a orientação é que o uso seja por pessoas imunossuprimidas, com comorbidades de alto risco e ou que apresentem sintomas gripais.

Estão incluídos ainda, indivíduos não vacinados ou que não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, e ainda, idosos com mais de 60 anos.

A nota recomenda ainda a utilização de máscaras durante o deslocamento em transportes públicos e carros de aplicativos, ao longo da permanência em salas de aula e em unidades de saúde da rede pública ou privada, bem como nos ambientes fechados em que haja concentração de pessoas.

O uso de máscara é recomendado também, durante o contato com indivíduos imunocomprometidos ou com comorbidades de alto risco e em meio ao convívio em instituições de longa permanência e de privação de liberdade.

A recomendação se aplica  ainda a todos os trabalhadores e profissionais de saúde, que devem usar máscaras durante toda a sua permanência no serviço de saúde para controle da transmissibilidade, incluindo salas de descanso ou outros ambientes em que possam manter contato próximo com colegas de trabalho.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.