AACC/MS e Sistema Famasul chegam ao interior do estado para combater câncer infantojuvenil

Em agosto, o programa passa por Iguatemi, Santa Rita do Pardo, Batayporã e Rio Negro

  • Assessoria
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) e o Sistema Famasul assinaram um termo de cooperação técnica para ampliação do atendimento de crianças e adolescentes nas ações do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar/MS, em todo o Mato Grosso do Sul, a partir deste ano.

Por meio da parceria, os casos suspeitos de câncer infantojuvenil identificados nas ações do programa serão encaminhados para a AACC/MS, que dará seguimento aos tratamentos no CETOHI, Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil. Além disso, a associação deve oportunizar capacitações aos profissionais de saúde do Senar/MS voltadas ao diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, com o objetivo de formar o profissional para os principais sinais e sintomas da doença e suas especificidades, colocando-os como membros integrantes da rede de oncologia pediátrica.

No final de julho, aconteceu a 122ª edição do  Saúde do Homem e da Mulher Rural, em Anastácio. Foi a primeira vez que o programa de atendimento pediátrico focado na detecção e prevenção do câncer infantojuvenil foi incluído, graças à colaboração da AACC/MS, capacitando os profissionais de saúde do Senar/MS.

Em agosto, as cidades de Iguatemi, Santa Rita do Pardo, Batayporã e Rio Negro devem receber o programa.

A meta é levar esse cuidado a 27 municípios, realizando cerca de 20 atendimentos em pediatria e beneficiando aproximadamente 540 pacientes.

Combate - A parceria AACC/MS e Sistema Famasul/Senar pode ter um grande papel no combate ao câncer infantojuvenil. Regina Filipini explica que essa cooperação deve intensificar a campanha no interior do estado, uma vez que toda a equipe do programa será capacitada para identificar os principais sinais e sintomas do câncer, suas especificidades e principalmente como proceder.

“Tendo a AACC/MS e o CETOHI como referência, dando todo suporte necessário, conseguiremos agilizar os encaminhamentos e encurtar os caminhos até o tratamento. Pois sabemos que o diagnóstico precoce, pode aumentar as chances de cura”, pontua.

Sinais e sintomas - A AACC/MS aproveita a oportunidade para divulgar quais são os sinais e sintomas do câncer infantjuvenil. Ter esse conhecimento pode salvar vidas. Confira quais são:

perda de peso;

manchas roxas;

sangramento pelo corpo sem machucado;

febre prolongada de causa não identificada;

vômitos acompanhados de dor de cabeça;

diminuição da visão ou perda de equilíbrio;

dores nos ossos ou nas juntas, com ou sem inchaços;

caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga;

crescimento dos olhos, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.

Se você perceber qualquer um desses sinais e sintomas em alguma criança, procure ajuda médica. O diagnóstico precoce pode salvar vidas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.