10 pessoas são capacitadas em Conciliação e Mediação em Ponta Porã
![Foto: Divulgação/TJ-MS](https://www.94fmdourados.com.br/uploads/timthumb.php?src=/https://www.94fmdourados.com.br/uploads/images/news/68176/46f168566da6fe3f6f3bc332a6de33a9.jpeg&w=400&h=auto&a=c)
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Judicial de MS (Ejud-MS) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), realizou o curso de mediação e conciliação judicial, ministrado na comarca de Ponta Porã, no período de 23 a 27 de setembro. Dez pessoas participaram desta capacitação e agora estão aptos a atuarem nas técnicas autocompositivas.
Este curso foi uma solicitação do juiz Adriano da Rosa Bastos, coordenador do Cejusc de Ponta Porã, que visa cumprir as regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e implantar a cultura da pacificação social naquela comarca. A capacitação ficou a cargo da instrutora Andreia de Lima Duca Bobadilha.
A capacitação de mediadores e conciliadores judiciais é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça. Os coordenadores do Nupemec, Des. Vladimir Abreu da Silva e Des. Ruy Celso Barbosa Florence, respectivamente da conciliação e da mediação, são apoiadores da pacificação social e disseminação da política de tratamento adequado de resolução de disputas.